De dia pedreiro, de noite ladrão: polícia prende homem que roubava casas de luxo e bancos no RJ
Deivison Santana Conceição usava a profissão para observar a rotina de moradores e traçar plano para roubá-los

Lívia Mendonça
Um homem acusado de trabalhar como pedreiro para roubar casas foi preso em um condomínio de luxo no Leme, zona sul do Rio de Janeiro. Deivison Santana Conceição, de 26 anos, foi identificado como o responsável por diversos furtos a residências e também foi apresentado pela polícia como ladrão de bancos.
+ Advogado é preso suspeito de colocar bomba em terminal de ônibus de Curitiba
Ele observava a rotina dos moradores e funcionários para planejar os assaltos. Segundo a Polícia Civil, ele participou de pelo menos quatro roubos a apartamentos de alto padrão, causando prejuízo de mais de R$ 50 mil.
Em outra estratégia, Deivison alugava imóveis por temporada para ganhar a confiança dos funcionários do prédio e monitorar as possíveis vítimas. Imagens de segurança mostram o suspeito rendendo porteiros em prédios no Leblon. Em um dos casos, ele tentou invadir o apartamento de um casal de idosos, mas foi interrompido pela chegada da polícia.
O criminoso esteve envolvido em um sequestro-relâmpago em Copacabana, onde, com o mesmo modus operandi, alugou um apartamento, entrou na residência de vizinhos e roubou joias, relógios e dinheiro. Três comparsas foram presos em flagrante na ocasião, mas Deivison conseguiu fugir.
Ele também aparece em imagens de uma tentativa de roubo a uma agência bancária na Penha, em dezembro de 2024, ao lado de Everton Nalevaiko. Ambos renderam funcionários armados e chegaram a ameaçar com uma granada, mas fugiram após o botão de pânico ser acionado.
+ Homem é preso após matar a própria mãe no Dia das Mães no Pará
A polícia considera Deivison um criminoso de alta periculosidade e destaca a importância da prisão para conter a atuação da quadrilha. A investigação segue em andamento para identificar outros integrantes do grupo.