Política

Moraes autoriza general preso por tentantiva de golpe a fazer o Enem

Preso por envolvimento na trama golpista, Mário Fernandes fará as provas sob escolta militar; ele pode usar os estudos para reduzir pena após condenação

Imagem da noticia Moraes autoriza general preso por tentantiva de golpe a fazer o Enem
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o general Mário Fernandes, preso por envolvimento na tentativa de golpe, a participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.

Segundo a decisão, o general poderá se deslocar do presídio até o local de prova sob escolta do Comando Militar do Planalto. Moraes determinou que a escolta seja discreta, sem uso ostensivo de armas, e limitada ao tempo necessário para o exame.

"Oficie-se o Comando Militar do Planalto/DF, onde se encontra ustodiado o réu, para adoção das providências cabíveis, notadamente no que diz respeito à escolta policial, a ser realizada de forma discreta e sem ostensividade no uso de armas", destaca o documento.

+Defesa de Bolsonaro só vai pedir prisão domiciliar depois de julgamento dos embargos

Mário Fernandes está preso preventivamente desde novembro do ano passado. Em depoimento, admitiu ter elaborado um plano que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Ele é réu do “Núcleo 2” da tentativa golpista, cujo julgamento está marcado para dezembro.

O estudo dentro do presídio pode ajudá-lo a reduzir a pena no futuro, caso seja condenado. Entre as opções estão cursar faculdade à distância e usar o tempo de estudo para remissão de pena. Ainda assim, especialistas dizem que uma progressão antecipada ao regime semiaberto é improvável, considerando a gravidade do crime e decisões anteriores de Moraes.

+Julgamento dos recursos de Bolsonaro no STF pode ocorrer sem a presença de Fux

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade