Lula diz que responsabilidade fiscal é compromisso do governo, em meio a pressão do mercado
Presidente defendeu que sua gestão "não joga dinheiro fora" e aplica os recursos necessários para atender população
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo “não joga dinheiro fora” e que responsabilidade fiscal é um “compromisso” desde 2003. A declaração aconteceu durante anúncio do Plano Safra Agricultura Familiar, nesta quarta-feira (3).
"Nesse governo a gente aplica o dinheiro que é necessário. A gente gasta com educação e saúde e naquilo que é necessário, mas a gente não joga dinheiro fora. Responsabilidade fiscal é um compromisso deste governo desde 2003. E a gente vai manter ela à risca", disse.
A fala do presidente vem num momento em que o governo é pressionado por causa da alta do dólar, atribuída pelo mercado financeiro a críticas de Lula ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O Comitê de Política Monetária (Copom), do qual Campos Neto faz parte, tem decidido manter juros em patamares elevados no Brasil, o que desagrada o governo.
+ Saiba o que é o Plano Safra, que será lançado nesta quarta-feira pelo governo
Ministro da Fazenda
Antes do evento, o presidente havia participado de uma reunião do Conselho Federativo, do qual faz parte do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O encontro foi convocado pelo presidente para discutir as turbulências no câmbio e no mercado financeiro.
Após participar do mesmo evento de anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar, Haddad afirmou que o “compromisso” do presidente Lula com equilíbrio fiscal vai frear a valorização do dólar em relação ao real registrada nas últimas semanas.
“Minha análise é que o câmbio vai acomodar. Tudo que nós estamos fazendo, entregando, e os compromissos do presidente Lula vão fazer o câmbio acomodar”, disse o ministro da Fazenda.