Lula comemora novo encontro dos Três Poderes: “Saberão se respeitar”
Lula, Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e Luís Roberto Barroso assinaram pacto ambiental um dia após consenso por emendas parlamentares
Um dia após uma reunião entre integrantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário chegar a um consenso para dar maior transparência a emendas parlamentares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a presença dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, em evento no Palácio do Planalto.
+ Supremo, Congresso e Governo anunciam acordo sobre emendas pix
Os líderes dos poderes participaram de uma cerimônia de assinatura do Pacto pela Transformação Ecológica entre os Três Poderes do Estado Brasileiro. Em seu discurso de encerramento, Lula afirmou que o novo encontro significa a 'retomada da civilidade' entre Executivo, Legislativo e Judiciário.
+ Entenda o que muda nas emendas parlamentares após a reunião dos Três Poderes
"Minha alegria aqui hoje é que eu estou plenamente satisfeito de estarmos os Três Poderes aqui. Já tínhamos juntado quando teve a tentativa de golpe [de 8 de janeiro], mas juntar agora demonstra com muita clareza que o Brasil voltou à normalidade civilizatória e que os poderes, com autonomia, saberão se respeitar e que cada um um vai cumprir o seu dever", disse o presidente.
+ Emendas Pix: Lula concorda com maior transparência, mas teme nova crise com Congresso
Lula também afirmou que a assinatura do Pacto de Transformação Energética significa um "profundo simbolismo" de que hoje existe no Brasil uma "política de Estado" e não apenas de governo.
+ Emendas pix: Dino diz que Congresso e Planalto vão chegar a acordo sobre emendas dentro do prazo
"Esse pacto sinaliza que o desenvolvimento que buscamos não é apenas uma política de governo, mas uma política de Estado perene e inclusiva. Esse simbolismo se traduz na imagem de uma nação que se une, converge e constrói em conjunto sem segregações permeadas pelo ódio ou pela intolerância", disse o presidente.
Pacto pelo meio ambiente
Segundo o governo federal, trata-se da primeira vez em que os Três Poderes se unem em torno da agenda ambiental e climática. Ainda segundo o governo, o trato visa definir um novo rumo de desenvolvimento para o país, para fortalecer a posição do Brasil no cenário internacional como protagonista global no campo da segurança ambiental, climática e alimentar, considerando a biodiversidade, os recursos naturais e a produção agrícola do país.