Comissão do Senado para acompanhar enfrentamento da calamidade no RS faz diligência no estado
Senadores devem visitar alojados em abrigo e se encontrar com o governador Eduardo Leite (PSDB)
A Comissão Temporária Externa do Senado criada para acompanhar as atividades relativas ao enfrentamento da calamidade ocasionada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul faz, nesta quinta-feira (23), uma diligência no estado. O cronograma inclui, por exemplo, uma audiência com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), e uma reunião com empresários e engenheiros.
+ Novo Código Eleitoral será votado em 5 de junho na CCJ do Senado, diz Marcelo Castro
Participam da diligência todos os integrantes do colegiado, com exceção do senador Alessandro Vieira (MDB-SE). O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que está licenciado do mandato de senador por problema de saúde, acompanha o grupo.
É a primeira diligência externa da comissão. Os senadores decolaram da Base Aérea de Brasília e desembarcaram na Base Aérea de Canoas, no período da manhã. Do segundo local, foram para o Hospital de Campanha de São Leopoldo (RS) para fazerem uma visita às estruturas e aos pacientes. O cronograma mostra ainda que, na sequência, farão uma visita aos alojados no abrigo montado no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas, terão a audiência com Eduardo Leite no Auditório do 1º Grupo de Defesa Antiaérea e farão a reunião com empresários e engenheiros — organizada por Heinze.
Na reunião, vão tratar sobre obras de reconstrução e socorro às empresas. Um encontro dos senadores com os ex-governadores do RS em Canoas estava previsto, mas acabou sendo cancelado.
+ Comissão aprova projeto que obriga restaurantes a terem cartaz ensinando manobra de desengasgo
Ao SBT News, o senador Ireneu Orth (PP-RS) disse que a diligência tem como objetivo coletar informações. "Precisamos que todo o colegiado compreenda as necessidades da população. Trata-se de uma missão importante, pois é este grupo que vai listar para a presidência da Casa os projetos prioritários. É preciso que todos entendam que o Rio Grande do Sul precisa de ajuda concreta e com a devida velocidade", acrescentou.
A chegada dos membros da comissão de volta a Brasília deve ocorrer no início da noite. Fazem parte do colegiado também Paulo Paim (PT-RS), que é o presidente; Hamilton Mourão (Republicanos-RS), o relator; Jorge Kajuru (PSB-GO); Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Leila Barros (PDT-DF) e Espiridião Amin (PP-SC).