Polícia

Prefeitura de SP inicia processo para cassar licença de academia por intoxicação em piscina

Uma pessoa morreu e quatro seguem hospitalizadas após terem feito uso de uma piscina da C4 Gym, na zona leste da capital paulista

Imagem da noticia Prefeitura de SP inicia processo para cassar licença de academia por intoxicação em piscina
Fachada da academia C4 Gym, no bairro Parque São Lucas, zona leste de São Paulo | Foto: Reprodução/Google Maps - 09.02.2026
,

A prefeitura de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (9), um processo para cassar a licença da academia onde cinco pessoas podem ter sido intoxicadas em São Paulo. Até o momento, uma pessoa morreu e quatro seguem hospitalizadas após terem feito uso de uma piscina da C4 Gym, no bairro Parque São Lucas, zona leste da capital paulista, no último sábado (7).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo a prefeitura, a C4 Gym apresenta irregularidades com relação a documentação do estabelecimento. O auto de licença de funcionamento da academia está em nome do antigo proprietário, desvinculado do atual CPNJ. A subprefeitura de Vila Prudente interditou o local preventivamente após identificar falhas de segurança e a ausência de licença para funcionamento.

A C4 Gym enfrenta ainda acusações de outras irregularidades. Segundo investigação da Polícia Civil, o manobrista da academia era responsável pela manutenção da piscina onde os alunos passaram mal. A polícia ainda tenta localizar o funcionário.

A suspeita da polícia é de que um balde com produtos químicos tenha ficado entreaberto, causando uma reação que liberou gases e intoxicou os alunos. Os produtos foram apreendidos e passarão por análise.

Nenhum depoimento formal foi colhido até o momento, mas a expectativa é que essa etapa comece em breve. Imagens das câmeras de segurança da academia estão sendo analisadas para identificar outros funcionários e possíveis vítimas que não apresentaram queixas.

Quem são as vítimas

Juliana Faustino, de 28 anos, é única vítima fatal. O marido dela, Vinícius de Oliveira, está internado, além de um adolescente de 14 anos e um homem e uma mulher, ambos de 37 anos, que não tiveram a identidade revelada.

Juliana e Vinícius foram os primeiros a apresentar sintomas. Segundo o boletim de ocorrência, eles perceberam odor e sabor anormais na água e, pouco depois, começaram a passar mal. Após a piora do quadro, ambos procuraram atendimento no Hospital Santa Helena, em Santo André.

No hospital, o estado de saúde de Juliana rapidamente evoluiu para uma parada cardiorrespiratória e ela não resistiu. Vinícius apresenta estado crítico e foi transferido do Hospital Santa Helena para a UTI do Hospital Brasil.

Na manhã de domingo (8), o pai de um adolescente hospitalizado foi à delegacia para reportar o ocorrido. De acordo com as últimas informações, ele também está em situação grave. A autoridade policial requisitou exames periciais e registrou o caso como morte suspeita e perigo para a vida ou saúde no 6° DP de Santo André.

O que diz a C4 Gym?

Em nota, a C4 Gym afirmou que interrompeu imediatamente as atividades da piscina, acionou o socorro e seguiu as orientações das autoridades. A academia disse ainda que está colaborando com a investigação e conduzindo apuração interna.

Leia nota da C4 Gym na íntegra:

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de uma de nossas alunas. Estamos totalmente solidários à família e aos amigos, tendo nos colocado à disposição para todo o apoio necessário neste momento difícil.

Seguimos acompanhando de perto o estado de saúde dos demais alunos afetados e também prestando todo o apoio possível.

Gostaríamos de esclarecer que, assim que tomamos conhecimento do ocorrido, interrompemos imediatamente as atividades da piscina, acionamos o socorro e seguimos todas as orientações das autoridades competentes.

Estamos conduzindo uma rigorosa apuração interna e também colaborando com as autoridades competentes e com a investigação. Reforçamos nosso compromisso com a transparência junto aos nossos clientes, colaboradores, parceiros e autoridades.

Em sinal de respeito e luto, as unidades próprias, na cidade de São Paulo, permanecerão fechadas nesta segunda-feira.

Assim que tivermos novas informações confirmadas pelos órgãos responsáveis, voltaremos a nos manifestar por meio de nossos canais oficiais.

Atenciosamente,

Direção da C4 GYM

Assuntos relacionados

Prefeitura
cassação
Academia

Últimas Notícias