Zelensky diz ter discutido caminhos para a paz com enviados de Trump
Presidente da Ucrânia afirma que conversou por uma hora com Steve Witkoff e Jared Kushner sobre formatos, reuniões e prazos para fim da guerra com a Rússia


SBT News
com informações da Reuters
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (25) que conversou por cerca de uma hora com o enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Steve Witkoff, e com o genro do presidente, Jared Kushner, sobre possíveis caminhos para o fim da guerra com a Rússia.
Em publicação no Telegram, Zelensky classificou o diálogo como positivo e afirmou que o encontro trouxe novas propostas. "Foi uma conversa muito boa: muitos detalhes e boas ideias. Há algumas novas ideias sobre como aproximar a paz real, incluindo formatos, reuniões e, certamente, a linha do tempo", escreveu.
O presidente ucraniano já havia solicitado uma reunião direta com Trump para tratar dos pontos mais sensíveis de um eventual acordo de paz com a Rússia, como o controle de territórios ocupados, após a última rodada de negociações entre as partes.
Kiev tem pressionado Washington a modificar um plano de paz cujo rascunho, revelado no mês passado, ecoou exigências centrais de Rússia, incluindo a cessão de mais territórios pela Ucrânia, a renúncia a futuras alianças militares e restrições às Forças Armadas ucranianas.
Segundo o governo ucraniano, essas condições deixariam o país vulnerável a novos ataques russos, que iniciou a ocupação de áreas da Ucrânia em 2014 e lançou uma invasão em larga escala em 2022.









