Publicidade
Mundo

Macron encerra visita ao Brasil em reunião com Lula no Planalto

Presidentes fazem reunião bilateral sobre confrontos globais e acordo comercial Mercosul e União Europeia

Imagem da noticia Macron encerra visita ao Brasil em reunião com Lula no Planalto
Publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, com honras de chefe de Estado. Brasília é a última parada do chefe de Estado francês, que está no Brasil desde terça-feira (26). A recepção inclui reprodução de uma foto dos dois presidentes em visita a Belém. O ensaio fotográfico virou meme global pelo clima de cumplicidade entre os líderes

+ Peixe de água doce, caminhadas e reunião em barco: as curiosidades da visita de Macron ao Brasil

Segundo as informações do Itamaraty e do Ministério de Relações Exteriores da França, neste encontro, Lula e Macron discutem assuntos de interesse entre os dois países, como o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Apesar de não constar no briefing realizado pela diplomacia francesa, aqui no Brasil, o Itamaraty informou que Lula deve debater com Macron sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia. O assunto não está oficialmente na pauta, o presidente da República deve tratar do assunto.

Na presidência do Mercosul, Lula tenta articular a pactuação do acordo ainda no seu mandato, mas encontra no aliado Macron o maior obstáculo para a efetivação. O presidente da França é pressionado por produtores rurais franceses, que acreditam que o acordo pode prejudicar o setor agro no país, bem como a economia francesa como um todo.

Também debatem sobre as guerras em andamento no mundo, especialmente na Ucrânia e na Faixa de Gaza, e o papel das instituições multilaterais, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas para a resolução de conflitos.

Recentemente, Macron causou reações de líderes europeus ao não descartar o envio de tropas terrestres à Ucrânia. As declarações foram rebatidas por autoridades russas.

Os presidentes assinam atos de cooperação e uma declaração conjunta à imprensa. Após as cerimônias no Planalto, as autoridades seguem para um almoço no Palácio do Itamaraty.

Publicidade

Assuntos relacionados

Lula
França
Brasil
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade