Lula recebe Emmanuel Macron em Belém
Esta é a primeira visita do presidente francês ao Brasil
No final da tarde desta terça-feira (26), o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu em Belém o presidente da França, Emmanuel Macron, em sua primeira visita ao país.
+Estudantes começam a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia nesta semana
Logo após o encontro, os presidentes embarcaram diretamente para a Ilha do Combu, localizada no Rio Guamá, a 15 minutos de Belém. Lá, eles visitaram uma fábrica de chocolate sustentável, situada em uma comunidade ribeirinha. A produção desta fábrica é um exemplo destacado de bioeconomia na região, algo que o presidente Lula pretende apresentar ao mundo durante a COP-30, que ocorrerá em 2025.
Durante a visita, os presidentes também se reuniram com representantes de povos indígenas. Emmanuel Macron concedeu ao cacique Raoni a Ordem Nacional da Legião de Honra, a maior condecoração entregue pela França tanto a seus cidadãos quanto a estrangeiros que se destacam em suas atividades no cenário global.
O cacique Raoni, líder do povo Kayapó com 92 anos de idade, é reconhecido internacionalmente por sua luta incansável em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente.
A agenda de cooperação entre Brasil e França continua nesta quarta-feira, com a participação de Lula e Macron na inauguração do terceiro submarino construído no Complexo Naval da Marinha em Itaguaí, fruto da cooperação entre os dois governos.