Publicidade
Mundo

Vídeo: Ucraniano fugindo de alistamento militar é resgatado com filhote de gato em montanha na Romênia

Vladislav Duda e o gatinho Persik ficaram quatro dias presos em um desfiladeiro de 400 metros de profundidade, sobrevivendo apenas de neve derretida

Imagem da noticia Vídeo: Ucraniano fugindo de alistamento militar é resgatado com filhote de gato em montanha na Romênia
Ucraniano fugindo de alistamento militar é resgatado com filhote de gato em montanha na Romênia | Salvamonte via AP
Publicidade

Um ucraniano de 28 anos foi resgatado em condições extremas nas montanhas de Maramures, na Romênia, enquanto tentava atravessar para o país vizinho. Vladislav Duda, que fugia do alistamento militar na Ucrânia, foi encontrado encharcado e gravemente hipotérmico em um desfiladeiro de 400 metros de profundidade. Mas foi a inesperada presença de um gatinho que trouxe um desfecho emocionante à história.

Imagens registradas pela equipe de resgate mostram o momento em que Duda é colocado na maca, com seu gatinho na jaqueta.

Segundo Dan Benga, diretor do serviço de resgate em montanhas da região, Duda manteve o felino, chamado Persik (pêssego em português), dentro de sua jaqueta para se aquecer. “O gato estava quente e o aquecendo… então ele salvou sua vida", disse à agência Associated Press. "A única coisa com que ele parecia se importar era o gato. Ele não se importava consigo mesmo."

Persik, um pequeno gato de coloração castanho-avermelhada, e Duda sobreviveram quatro dias sem comida, resistindo apenas com neve derretida. Durante a subida de cinco horas para tirar a dupla do desfiladeiro, Duda carregou o animal no peito até entregá-lo à equipe de resgate.

"Estou feliz porque meu gato está vivo. Recebi de Deus a chance de uma nova vida. O momento mais feliz é porque o gato está aqui comigo", disse Duda aos socorristas.

Uma tentativa inicial de resgate com helicóptero foi cancelada devido ao mau tempo. Os socorristas enfrentaram neve profunda e temperaturas de até -10°C para alcançar o local. O ucraniano, que ficou muito próximo da morte, agora recebe tratamento médico, enquanto Peach passa por cuidados veterinários e deve se recuperar completamente.

Persik após o resgate
Persik após o resgate

Duda, que era jornalista na Ucrânia, deixou sua casa em Kharkiv, devastada pela guerra, mais de uma semana antes de ficar preso nos Cárpatos, cadeia montanhosa que conecta Romênia e Ucrânia. Embora Peach seja o primeiro gato resgatado na região montanhosa, Duda é apenas um entre muitos homens ucranianos que arriscaram suas vidas atravessando as condições adversas das montanhas para evitar serem convocados para a guerra contra a Rússia.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, mais de 160 homens ucranianos foram resgatados na região, e o número dobrou a cada ano, segundo Benga. Outros 16 foram encontrados mortos.

"Muitas pessoas estão vindo, mas não têm problemas médicos… e não pedem ajuda", disse Benga. "As pessoas que pedem ajuda estão nas últimas horas de suas vidas."

"O que lembro é o medo do desconhecido e o medo de não sobreviver à noite", recordou Duda na segunda-feira (9), data em que foi resgatado. "Meu Persik me manteve vivo. Durante a fuga, tínhamos medo de todos, para não sermos enviados de volta a lutar em uma guerra que não é nossa."

A Ucrânia tem tomado medidas para ampliar o número de homens elegíveis para o alistamento diante da guerra de mais de dois anos com a Rússia. Em abril, o parlamento ucraniano aprovou uma lei reduzindo a idade mínima de alistamento de 27 para 25 anos.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade