Mundo

Trump sugere possível diálogo com Maduro em meio a tensão no Caribe

Declaração foi dada após EUA realizarem mais um ataque contra barcos suspeitos de narcotráfico na região

Imagem da noticia Trump sugere possível diálogo com Maduro em meio a tensão no Caribe
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Divulgação/White House
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu estar aberto a negociações com o líder venezuelano Nicolás Maduro. A declaração foi feita no domingo (16), em meio à crescente tensão entre os países devido ao aumento da presença militar norte-americana no Caribe.

“Podemos ter algumas conversas com Maduro, e veremos como isso se desenrola. Eles gostariam de conversar", disse Trump, sem fornecer detalhes sobre quando essas discussões poderiam acontecer.

Os países encontram-se em meio a uma crise militar desde setembro, quando os Estados Unidos iniciaram uma operação naval contra o narcotráfico no Caribe e no Pacífico, perto das costas da Venezuela e da Colômbia. Trump acusa cartéis latino-americanos de transportarem drogas para o território norte-americano pelo mar.

A operação despertou alerta no presidente Nicolás Maduro, que começou a mobilizar militares e milicianos para reforçar o patrulhamento da fronteira. Isso porque o venezuelano teme que a operação naval norte-americana seja uma ofensiva disfarçada, com o objetivo de mudar o regime do país à força.

+ Maduro sanciona lei que amplia controle sobre defesa nacional

No domingo, Washington realizou o 21º ataque contra barcos suspeitos de narcotráfico na região, resultando na morte de três tripulantes. Pelas redes sociais, o governo disse que informações de inteligência confirmaram que a embarcação estava envolvida no contrabando de narcóticos, transitando por uma rota de narcotráfico conhecida.

Pedido de paz

O ataque ocorreu um dia após Maduro voltar a pedir paz aos Estados Unidos. Durante comício no sábado (15), o venezuelano invocou o que chamou de "hino da paz" de John Lennon, surpreendendo apoiadores ao cantar a canção "Imagine". “"Paz, paz, paz. Façam tudo pela paz. Como John Lennon costumava dizer. É o momento de acreditar na convivência e na esperança”, disse.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade