Publicidade
Mundo

Trump proíbe mulheres trans em presídios femininos nos EUA

Decreto transfere pessoas trans para cadeias masculinas, impactando 1,5 mil presas em unidades federais

Imagem da noticia Trump proíbe mulheres trans em presídios femininos nos EUA
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto que proíbe mulheres trans de cumprirem penas em presídios femininos. A medida determina a transferência obrigatória dessas pessoas para cadeias masculinas.

+ 60% da riqueza de bilionários vêm de herança, favoritismo, corrupção ou monopólios, diz relatório da Oxfam

O decreto é válido para os presídios federais do país, onde atualmente estão detidas cerca de 1,5 mil mulheres trans. A decisão tem gerado debates e críticas de organizações de direitos humanos, que apontam riscos de violência e vulnerabilidade dessas pessoas em ambientes masculinos.

A política retrocede em relação a normas anteriores, que permitiam que pessoas trans fossem alocadas em presídios compatíveis com a identidade de gênero, com base em avaliações individuais de segurança e vulnerabilidade.

EUA prendem 538 imigrantes ilegais e fazem primeiras deportações

Os primeiros aviões com imigrantes ilegais detidos começaram a sair dos Estados Unidos, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, no X, antigo Twitter, nesta sexta-feira (24).

"Os voos de deportação começaram", afirmou Leavitt, ao compartilhar imagens de imigrantes em fila, algemados, embarcando em um avião militar do país.

Segundo a porta-voz, 538 "imigrantes ilegais criminosos" foram presos desde a posse de Donald Trump, na última segunda-feira (20), incluindo um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e "vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores". Ainda de acordo com Leavitt, "centenas de imigrantes ilegais criminosos" foram deportados em aeronaves militares.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade