EUA prendem 538 imigrantes ilegais e fazem primeiras deportações
Segundo porta-voz da Casa Branca, entre os deportados estão "vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores" e membros de uma gangue venezuelana
SBT News
Os primeiros aviões com imigrantes ilegais detidos começaram a sair dos Estados Unidos, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, no X, antigo Twitter, nesta sexta-feira (24).
"Os voos de deportação começaram", afirmou Leavitt, ao compartilhar imagens de imigrantes em fila, algemados, embarcando em um avião militar do país.
Segundo a porta-voz, 538 "imigrantes ilegais criminosos" foram presos desde a posse de Donald Trump, na última segunda-feira (20), incluindo um suspeito de terrorismo, quatro membros da gangue venezuelana Tren de Aragua e "vários ilegais condenados por crimes sexuais contra menores". Ainda de acordo com Leavitt, "centenas de imigrantes ilegais criminosos" foram deportados em aeronaves militares.
"A maior operação de deportação em massa da história está em pleno andamento", escreveu.
Combater a imigração ilegal foi uma das principais promessas de Trump durante sua campanha presidencial. Horas após ser empossado para o segundo mandato, ele declarou "emergência nacional" na fronteira com o México e autorizou o envio de 1.500 militares para a região. A postura antiimigrantes também já foi adotada pelo Congresso, que, na quarta-feira (22), aprovou um projeto de lei que exige a detenção de imigrantes ilegais que cometam roubos ou crimes violentos no país. A aprovação é considerada a primeira vitória de Trump em seu novo mandato.