Mundo

Trump envia mais 2 mil membros da Guarda Nacional para conter protestos em Los Angeles

Decisão foi anunciada poucas horas depois do Pentágono ter enviado cerca de 700 fuzileiros navais para a região

Imagem da noticia Trump envia mais 2 mil membros da Guarda Nacional para conter protestos em Los Angeles
Trump na Casa Branca | Foto; AP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou o envio de mais 2 mil membros da Guarda Nacional para responder aos protestos pró-imigração em Los Angeles, informou o porta-voz do Pentágono. Com essa nova ordem, o total de militares mobilizados sob ordens federais para atuar nos protestos ultrapassa 4.100.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A decisão foi anunciada poucas horas depois do Pentágono ter enviado cerca de 700 fuzileiros navais para a cidade, também em resposta às manifestações.

As tropas terão como principal função proteger propriedades e funcionários federais, incluindo agentes de imigração. De acordo com a Lei Posse Comitatus, esses militares estão proibidos de exercer funções de policiamento.

Um oficial dos Estados Unidos informou que o Pentágono está desenvolvendo diretrizes específicas para os fuzileiros, detalhando quais ações são permitidas e quais são proibidas durante a operação.

Pelo menos 200 pessoas foram presas nos protestos que tomam conta das cidades de Los Angeles e São Francisco, na Califórnia. As manifestações, que pacificamente no fim de semana, resultaram em confrontos nas ruas e também geraram tensão no cenário político dos Estados Unidos.

Tudo começou na última sexta-feira, quando a polícia de imigração realizou uma operação no centro de Los Angeles para prender imigrantes em situação irregular. As manifestações, que inicialmente eram pacíficas, se espalharam pela região e se intensificaram ao longo do final de semana.

*com informações da Associated Press

Assuntos relacionados

Donald Trump
Protesto
Imigração

Últimas Notícias