Trump diz que considera anexar o Canadá e tomar Canal do Panamá e Groenlândia
Presidente eleito dos Estados Unidos deu uma série de declarações em pronunciamento em Mar-a-Lago, na Flórida, nesta terça-feira (7)
SBT News
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (7) que considera o uso da força militar para assumir o controle do Canal do Panamá e da Groenlândia, alegando que esses territórios são vitais para a segurança nacional americana. As declarações ocorreram menos de duas semanas antes de sua posse, marcada para 20 de janeiro.
Trump, que já enviou uma delegação de assessores, incluindo seu filho Donald Trump Jr., à Groenlândia, evitou descartar totalmente a possibilidade de intervenção militar para assegurar o domínio dos EUA nesses locais.
+ Reino Unido começa a exigir visto eletrônico de turistas brasileiros
"Não vou me comprometer com isso", disse Trump, ao ser questionado se descartaria o uso militar. "Pode ser que você tenha que fazer algo. O Canal do Panamá é vital para o nosso país." Ele acrescentou: "Precisamos da Groenlândia por razões de segurança nacional."
A posição marca uma ruptura com décadas de política externa americana voltada à promoção da autodeterminação em vez da expansão territorial.
+ Coreia do Norte exibe teste de míssil hipersônico e Kim Jong-un faz novas ameaças
A Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, abriga uma grande base militar americana. Trump também questionou a legitimidade da reivindicação dinamarquesa sobre o território. Já o Canal do Panamá, sob controle do país homônimo desde 1999, foi alvo de críticas do presidente eleito, que acusou a China de explorar o canal após os EUA terem transferido sua administração ao Panamá.
+ Príncipe Andrew é denunciado à polícia por usar identidade falsa
"O Canal do Panamá foi construído para o nosso uso militar. É vital para o nosso país. Está sendo operado pela China. E nós demos o Canal do Panamá ao Panamá. Nós não o demos à China. E eles abusaram disso. Eles abusaram desse presente. Isso nunca deveria ter sido feito, a propósito. Dar o Canal do Panamá é a razão pela qual Jimmy Carter perdeu a eleição, na minha opinião", afirmou Trump.
Além disso, Trump sugeriu mudanças radicais como renomear o Golfo do México para “Golfo da América” e incorporar o Canadá como o 51º estado americano. “Eu amo o povo canadense, mas estamos gastando bilhões para protegê-los. Isso precisa mudar”, afirmou.
"Não precisamos dos carros deles. Você sabe, eles fazem 20% dos nossos carros. Não precisamos disso. Eu prefiro fazê-los em Detroit", completou Trump.