Reino Unido começa a exigir visto eletrônico de turistas brasileiros
Medida começa a valer a partir de quarta-feira (8). Entenda o que é autorização ETA e como tirá-la
SBT News
Todos os viajantes, incluindo brasileiros, que desejarem entrar no Reino Unido — exceto cidadãos britânicos e irlandeses — precisarão de uma permissão prévia para viajar a partir desta quarta-feira (8). Essa autorização pode ser obtida por meio de um ETA (Autorização Eletrônica de Viagem) ou de um eVisa.
O custo do procedimento é de 10 libras esterlinas (cerca de R$ 77) e a validade é de até dois anos. A medida se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes: comuns, oficiais e diplomáticos.
+ Morre Jean-Marie Le Pen, líder da extrema direita na França, aos 96 anos
A exigência de ETA não se restringe ao Brasil. Todos os viajantes de países não europeus isentos de visto também estão sujeitos à nova regra. Desde outubro de 2023, por exemplo, cidadãos do Catar já precisam dessa autorização para ingressar no Reino Unido. O sistema será estendido a europeus elegíveis a partir de março de 2025.
O ETA é vinculado ao passaporte do viajante e visa, segundo o governo do país, proporcionar maior segurança com verificações antecipadas, evitando abusos no sistema de imigração. Ele permite múltiplas viagens ao Reino Unido por até 6 meses durante a vigência, respeitando a validade do passaporte.
+ Forte terremoto deixa mais de 90 mortos e 100 feridos no Tibete
A introdução do ETA segue o lançamento bem-sucedido para cidadãos do Conselho de Cooperação do Golfo no início de 2024, com mais de 243 mil autorizações emitidas na primeira metade do ano. Além de reforçar a segurança nas fronteiras, o governo britânico busca preservar o apelo turístico do país.
Em 2023, visitantes dos EUA, Canadá e Austrália contribuíram com 8,8 bilhões de libras para a economia local.
Custo e Processo
- O custo da solicitação é de £10, incluindo para crianças e bebês.
- Decisões são geralmente tomadas em até 3 dias úteis, podendo haver variações.
- Cada pessoa deve fazer sua própria solicitação, mesmo em grupos.
Regras de Uso
- O ETA não substitui o visto para estadias que excedam 6 meses ou outras atividades específicas.
- Um novo ETA é necessário ao renovar o passaporte.
- A autorização não garante entrada automática no Reino Unido; é preciso cumprir as regras da imigração.