Trump cita Brasil como exemplo de segurança contra fraudes nas eleições
Fala do presidente norte-americano foi citada por Alexandre de Moraes durante julgamento que tornou Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado
SBT Brasil
Durante assinatura de um decreto promovendo mudanças no sistema eleitoral dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump citou o Brasil como um bom exemplo de segurança, graças à biometria.
Entre as medidas para prevenir possíveis fraudes eleitorais, Trump determinou que os eleitores passem a comprovar a cidadania americana para votar.
O texto do decreto, publicado pela Casa Branca, diz ainda: "os Estados Unidos falham em impor proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas por nações modernas ou em desenvolvimento. Índia e Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométricos".
+ Bolsonaro diz que acusações contra ele são graves e infundadas
O documento cita ainda Alemanha e Canadá como bons exemplos por exigirem, na tabulação dos votos, o uso de cédulas de papel, contadas em público por autoridades.
Embora o decreto não fale sobre urnas eletrônicas, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, citou a declaração de Trump como um elogio ao sistema eleitoral brasileiro.
"O Brasil citado expressamente como modelo de sucesso pelo presidente norte-americano Donald Trump. Enquanto aqui no Brasil houve toda essa preparação para se colocar em dúvida as urnas eletrônicas", afirmou o ministro durante o julgamento no STF que tornou Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.