Trump chama decisão da Suprema Corte sobre tarifas de "vergonha"
Justiça derrubou nesta sexta-feira (20) o tarifaço do presidente norte-americano


SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou a decisão da Suprema Corte sobre suas tarifas como uma “vergonha”, durante sua reunião com governadores estaduais, disseram fontes familiarizadas com o assunto.
Nesta sexta-feira (20), a Justiça do país derrubou as amplas tarifas impostas por Trump com base em uma lei que pode ser usada em emergências nacionais.
Em uma decisão de 6 a 3, redigida pelo juiz-chefe conservador John Roberts, os juízes confirmaram a decisão de um tribunal inferior de que o uso dessa lei de 1977 por Trump excedeu sua autoridade.
A decisão da Suprema Corte foi tomada em ação judicial movida por empresas afetadas pelas tarifas e por 12 estados americanos, a maioria governados por democratas.
Lei de Poderes Econômicos
A Constituição dos EUA concede ao Congresso, e não ao presidente, a autoridade para impor impostos e tarifas. No entanto, Trump recorreu a uma autoridade legal, invocando a IEEPA (Lei de Poderes Econômicos de Investimento Independente) para impor tarifas a quase todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos.
A IEEPA permite que um presidente regule o comércio em uma emergência nacional. Trump tornou-se o primeiro presidente a usar a IEEPA para impor tarifas.
Trump havia dito, antes da decisão desta sexta-feira, que consideraria alternativas se a decisão fosse contrária a ele, o chamado "segundo plano".









