Mundo

Trump anuncia Rubio e Tony Blair para governo de transição em Gaza

Donald Trump presidirá grupo que incluirá Steve Witkoff e seu genro e ex-assessor da Casa Branca Jared Kushner

Imagem da noticia Trump anuncia Rubio e Tony Blair para governo de transição em Gaza
Conselho será composto por Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, e Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido | Wikimedia Commons
• Atualizado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, nesta sexta-feira (16), os integrantes do chamado “Conselho de Paz”, órgão que, segundo o plano do presidente, ficará responsável por supervisionar um governo temporário na Faixa de Gaza. A iniciativa ocorre em meio a um frágil cessar-fogo na região, anunciado no fim do ano passado.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com o comunicado oficial, o conselho será composto por Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, Steve Witkoff, enviado especial de Trump para o Oriente Médio, Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido e Jared Kushner, genro de Trump e ex-assessor da Casa Branca.

O próprio Donald Trump será o presidente do conselho, segundo o plano apresentado por sua administração.

Plano faz parte de acordo de cessar-fogo

O governo transitório faz parte da segunda fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, mediado pelos Estados Unidos. Até que uma Autoridade Palestina reformada comece a administrar o enclave, a região será administrada pela gestão internacional, chamada de “Conselho da Paz”, chefiada por Trump e outros líderes, e composta por “palestinos qualificados”.

A segunda fase do acordo ainda engloba a saída das tropas israelenses da Faixa de Gaza e o desarmamento do Hamas. A última questão é considerada sensível, já que o grupo palestino abriu mão da governança do enclave, mas insistiu repetidamente que não renunciará às suas armas. Trump, contudo, disse estar confiante no assunto.

“Com o apoio do Egito, Turquia e Catar, garantiremos um acordo abrangente de desmilitarização com o Hamas, incluindo a entrega de todas as armas e o desmantelamento de todos os túneis. O Hamas deve imediatamente honrar seus compromissos e prosseguir sem demora para a desmilitarização total. Como já disse antes, eles podem fazer isso do jeito fácil ou difícil. O povo de Gaza já sofreu por tempo suficiente”, disse o republicano.

Últimas Notícias