Publicidade
Mundo

Trump anuncia envio de tropas para Portland em meio a protestos contra detenções de imigrantes

Presidente dos EUA diz que medida visa proteger instalações do ICE; governadora e prefeito contestam decisão

Imagem da noticia Trump anuncia envio de tropas para Portland em meio a protestos contra detenções de imigrantes
O presidente dos EUA, Donald Trump | Joyce N. Boghosian/Official White House Photo
,
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (27) que instruiu o secretário de Defesa, Pete Hegseth, a enviar tropas para Portland, capital do Oregon, onde moradores têm protestado contra as detenções de imigrantes em situação irregular.

“Estou instruindo o Secretário de Guerra, Pete Hegseth, a fornecer todas as tropas necessárias para proteger Portland, devastada pela guerra, e qualquer uma de nossas instalações do ICE sob cerco contra ataques da Antifa e outros terroristas domésticos", declarou Trump em sua plataforma Truth Social.

Segundo o presidente, a decisão é necessária para proteger instalações do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), responsável pelas detenções.

+ Influenciador Gabriel Spalone é liberado no Panamá; defesa alega ausência de ordem internacional de prisão

A governadora do Oregon, Tina Kotek, discordou e afirmou que "não há ameaça à segurança nacional em Portland", ressaltando que a cidade está "segura e calma" e pedindo mais informações ao governo.

O prefeito Keith Wilson também criticou a medida: "O número de tropas necessárias é zero, em Portland e em qualquer outra cidade americana".

Desde junho, os protestos contra as ações do ICE têm sido frequentes na cidade, com episódios de violência. Até 8 de setembro, o Ministério Público dos EUA havia apresentado acusações federais contra 26 pessoas por crimes como incêndio criminoso, agressão a policial e resistência à prisão.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que manifestantes "atacaram e sitiaram repetidamente um centro de processamento do ICE" e relatou prisões e denúncias federais.

+ Lavrov nega sobrevoo de drones russos na Europa e ameaça resposta se houver ação da Otan

Em um dos atos, no início de setembro, manifestantes ergueram uma réplica de guilhotina, o que o DHS classificou como "comportamento descontrolado". Na ocasião, Trump declarou que morar em Portland era "viver no inferno" e sinalizou que poderia enviar tropas federais.

Desde meados deste ano, o governo Trump já havia enviado tropas nacionais a cidades como Los Angeles, Memphis e Washington, todas administradas por democratas, sob o argumento de restaurar a segurança.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade