Rei Charles III continua tratando câncer e está 'muito bem', diz rainha Camilla
Declaração acontece em meio a especulações sobre possível morte do monarca
A rainha Camilla, esposa do rei Charles III, do Reino Unido, disse que o monarca continua tratando o câncer e que está “muito bem”. A declaração da rainha foi dada durante visita à Irlanda do Norte, na tarde de quinta-feira (21), quando um estudante de Belfast lhe deu um cartão desejando “melhoras e felicidades” ao monarca.
O quadro de saúde de Charles, de 75 anos, foi informado pelo Palácio de Buckingham em fevereiro. O tipo de câncer, contudo, não foi revelado, assim como o tipo de tratamento. Os assessores informaram apenas que a doença foi descoberta em janeiro, quando o monarca passava por um procedimento para tratar um aumento benigno da próstata.
Com o tratamento, Charles precisou adiar as funções públicas. Na última semana, por exemplo, o monarca deixou um vídeo gravado para a celebração do 75º aniversário da Commonwealth — grupo de 56 países que se formou a partir do Império Britânico. Em outros eventos, ele foi representado por Camilla e pelo príncipe William.
+ Kate é filmada fazendo compras em meio a boatos sobre sua saúde
Em nota, o Palácio de Buckingham disse que Charles continua tratando dos negócios do Estado e da documentação oficial de casa. O monarca também vem se comunicando com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, por telefone, e com outras autoridades. No dia 19, ele ainda chegou a receber veteranos da Guerra da Coreia, no Palácio de Buckingham.
Especulações de morte
A declaração de Camilla acontece após diversas teorias da conspiração sobre Charles. Como o monarca não estava aparecendo em público, internautas começaram a cogitar uma possível morte não informada. Sites russos e asiáticos, inclusive, publicaram um comunicado que informava a morte do rei – dado como falso pelo Palácio de Buckingham. A diplomacia britânica também negou os boatos.