Papamóvel será usado para atender crianças na Faixa de Gaza
A pedido do papa Francisco, veículo está sendo adaptado para cuidar da saúde das crianças na região

SBT News
O papamóvel, veículo que era utilizado pelo papa Francisco, se tornará uma unidade de saúde para cuidar de crianças na Faixa de Gaza, atendendo um pedido feito pelo próprio papa, nos seus últimos meses de vida. Francisco morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos, por AVC e insuficiência cardíaca.
“Foi seu último desejo para um povo a quem demonstrou tanta solidariedade ao longo do seu pontificado, sobretudo ao longo dos últimos anos”, informou o Vaticano, em nota.
+ Antes de morrer, papa doou 200 mil euros para ajudar presos
De acordo com o comunicado, a adaptação, com equipamentos para diagnóstico, exame e tratamento – incluindo testes rápidos para infecções, instrumentos de diagnóstico, vacinas, kits de sutura e outros suprimentos —, está sendo realizada pela organização humanitária Caritas Jerusalém.
+ Papa Francisco é sepultado na Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma
O objetivo é alcançar crianças nos lugares mais isolados de Gaza assim que o acesso humanitário à faixa for restabelecido. A equipe que utilizará o veículo em Gaza será composta por médicos e paramédicos.
“Em meio à guerra terrível, à infraestrutura em colapso, a um sistema de saúde mutilado e à falta de educação, as crianças são as primeiras a pagar o preço, com a fome, as infecções e outras doenças evitáveis colocando suas vidas em risco”, afirmou a Santa Sé.