Oscar 2026: Academia anuncia indicados nesta quinta-feira (22); veja como assistir
Expectativa é que “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, concorra em ao menos três categorias, incluindo Melhor Ator e Melhor Filme Internacional


SBT News
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta quinta-feira (22) os filmes e artistas indicados ao Oscar 2026. A expectativa é que o longa brasileiro "O Agente Secreto", assinado pelo diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo ator Wagner Moura, seja indicado em ao menos três categorias, incluindo Melhor Ator e Melhor Filme Internacional.
O anúncio será feito pela atriz Danielle Brooks e pelo ator Lewis Pullman a partir das 10h30 (horário de Brasília) e pode ser acompanhado pelo Youtube oficial da premiação. Ao todo, serão anunciados os finalistas das 24 categorias.
Já a cerimônia de entrega da 98ª edição da premiação está marcada para 15 de março, em Los Angeles.
Como funciona a votação?
O processo de votação do Oscar acontece em duas etapas principais e envolve mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica, membros da Academia. A votação para definir os indicados ocorre entre 12 e 16 de janeiro, com cada membro votando apenas nas categorias da sua área de atuação (atores votam em atuação, diretores em direção, e assim por diante). A exceção é em "Melhor Filme", onde todos os membros votam.
Categorias como "Melhor Filme Internacional" seguem regras próprias e passam por rodadas adicionais de votação, a partir de uma pré-lista, divulgada em dezembro. "O Agente Secreto" está entre os pré-indicados.
A votação final acontece entre 26 de fevereiro e 5 de março, com todos os membros votando em todas as categorias. Em quase todas elas, vence quem tiver mais votos. Em "Melhor Filme", é usado o voto preferencial, em que os eleitores ranqueiam os indicados até que um título atinja 50% + 1 dos votos.
Quantos filmes concorrem ao Oscar 2026?
Segundo a Academia, 317 filmes estão elegíveis para a 98ª edição do Oscar. Destes, 201 longas-metragens cumprem os critérios específicos para a categoria de "Melhor Filme".
Para concorrer, as produções precisaram estrear comercialmente nos Estados Unidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025, além de atender a exigências de exibição e aos padrões de inclusão e diversidade estabelecidos pela Academia.









