Wagner Moura vence Globo de Ouro de melhor ator de drama por "O Agente Secreto"
Brasileiro estava concorrendo com nomes como Oscar Isaac, Michael B. Jordan e Joel Edgerton


Camila Stucaluc
Wagner Moura venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama por sua atuação em "O Agente Secreto”. Ele recebeu a estatueta na cerimônia de domingo (11), realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Moura concorria com grandes nomes de Hollywood, incluindo Joel Edgerton, por "Sonhos de Trem", Oscar Isaac, por Frankenstein, Dwayne Johnson, por "Coração de Lutador: The Smashing Machine", Michael B. Jordan, por "Pecadores", e Jeremy Allen White, por "Springsteen: Salve-me do Desconhecido". Ao receber o prêmio, ele celebrou o cinema brasileiro.
"É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse Moura, em inglês. “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, acrescentou, em português.
Essa é a segunda vitória de "O Agente Secreto” no Globo de Ouro deste ano. Mais cedo, o longa recebeu o prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, desbancando o persa “Foi Apenas Um Acidente”, o coreano “No Other Choice”, o norueguês “Valor Sentimental” e os árabe “Sirat” e “The Voice of Hind Rajab”. Foi a primeira vez que um filme brasileiro venceu a categoria desde 1999, quando "Central do Brasil" foi premiado.
Ao receber a estatueta, o diretor Kleber Mendonça Filho dedicou o prêmio aos jovens cineastas. "Eu tenho a grande honra de estar nesse grupo de língua não inglesa, e ao lado de grandes filmes dos Estados Unidos. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento na história para fazer filmes aqui nos Estados Unidos, no Brasil... Jovens diretores da América: façam filmes", disse.
Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória do longa na premiação, considerada um “termômetro” para o Oscar, e parabenizou Moura pelo prêmio.
“A merecidíssima estatueta premia a performance de excelência do querido artista baiano que tanto nos emociona em O Agente Secreto. Como o próprio Wagner tem dito, o cinema brasileiro vem mobilizando a atenção e o respeito das pessoas em todas as regiões, e tem sido um símbolo importante da volta da valorização dos artistas em nosso país. Viva a cultura brasileira”, escreveu Lula.
Protagonizado por Wagner Moura, o longa, ambientado em 1977, no período da ditadura militar no Brasil, conta a história de Marcelo, um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife em uma tentativa de fugir de um passado conturbado e recomeçar a vida. A mudança, contudo, não sai como o esperado e ele descobre, em meio à agitação do Carnaval, que está sendo vigiado.
Nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Alice Carvalho também estrelam o filme. Até o momento, o longa já conquistou 54 troféus em 35 premiações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes.
Veja o trailer:
Pré-lista do Oscar
“O Agente Secreto” é a grande aposta brasileira para o Oscar 2026, que acontece em 2 de março. O filme foi incluído na pré-lista da premiação e aparece entre os 15 pré-selecionados para as categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco. A lista oficial com os finalistas de cada categoria será divulgada na próxima quinta-feira (22).









