Navios de guerra russos deixam Cuba após realização de exercícios militares
Exercícios foram vistos como demonstração de força da Rússia em meio a tensões com os Estados Unidos
SBT News
Uma frota de navios de guerra russos, incluindo um submarino nuclear, deixou o porto de Havana nesta segunda-feira (17) após uma visita de cinco dias a Cuba para a realização de exercícios militares no Oceano Atlântico.
O exercício foi visto por alguns como uma demonstração de força por Moscou no contexto das tensões envolvendo os Estados Unidos e outros países ocidentais que apoiam a Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Até o momento, não foi esclarecido o próximo destino da frota. Segundo autoridades americanas, os navios podem parar na Venezuela.
Funcionários do governo Biden disseram na semana passada que estavam monitorando os navios e que eles não representavam uma ameaça para a região nem indicavam uma transferência de mísseis. Ainda assim, os Estados Unidos atracaram um submarino na Base Naval de Guantánamo, em Cuba.
A base naval americana, localizada na parte sudeste da ilha, a cerca de 1.000 quilômetros da capital Havana, é considerada pelo governo cubano como território ilegalmente ocupado.
Na semana passada, os navios russos chegaram ao porto depois que o Ministério da Defesa da Rússia informou que a frota conduziu com sucesso exercícios militares no Oceano Atlântico, simulando um ataque com mísseis contra alvos que poderiam estar a mais de 600 quilômetros de distância.
*com informações da Associated Press