Política

Câmara aprova urgência para derrubar decreto do governo sobre IOF

Texto agora será analisado no plenário sem passar pelas comissões temáticas

Imagem da noticia Câmara aprova urgência para derrubar decreto do governo sobre IOF
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
• Atualizado em

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (16) o requerimento de urgência do projeto que derruba o decreto que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por 346 votos, contra 97 votos.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Após a medida provisória do governo publicada na última quarta (11) que aumentou impostos, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) já havia demonstrado insatisfação e sinalizou que pautaria a urgência.

O dispositivo permite que o texto seja analisado no plenário sem passar pelas comissões temáticas. O mérito da proposta deve ser analisado nas próximas semanas.

Mais cedo, a jornalistas, Motta afirmou que a votação do requerimento de urgência seria uma mensagem ao governo sobre o sentimento dos parlamentares. Segundo ele, há um esgotamento entre os deputados de medidas que buscam aumentar a arrecadação exclusivamente com o aumento de impostos, e não o corte de gastos.

Ele ainda falou da reunião no sábado com o presidente Lula e de uma outra reunião nesta segunda com líderes partidários, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Segundo Motta, a sua missão é verbalizar o sentimento dos deputados "que não estão à vontade em apoiar essa agenda de aumento de impostos".

O presidente da Casa ainda disse que há um compromisso de corte de despesas da parte do governo.

“Não tem como se ter uma agenda de corte de despesa sem o Executivo entrar nesta pauta. É fundamental que o Executivo participe. O Congresso tem sido correto, aprovou tudo o que governo mandou para cá, demonstrou responsabilidade com o país”, ressaltou.

Últimas Notícias