EUA se preparam para maior onda de calor em décadas
Mais de 70 milhões de pessoas no país estão sob alerta
Mais de 70 milhões de pessoas nos Estados Unidos estão sob aviso e alerta com a chegada da maior onda de calor em décadas. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia americano (NOAA), partes do Centro-Oeste até o Nordeste dos EUA podem registrar temperaturas na casa dos 30 °C, porém com sensação térmica de 40 °C devido à umidade do ar.
Em Phoenix, onde 645 pessoas morreram por causas relacionadas ao calor em 2023, as temperaturas atingiram 44,4 °C no sábado (15). Meteorologistas do NOAA afirmam que as duas primeiras semanas de junho em Phoenix tiveram uma média de 5,6 °C acima do normal — o início de junho mais quente já registrado lá. Mais de 100 centros de resfriamento foram abertos na cidade e no condado vizinho.
No Novo México, sudoeste do país, o calor atingiu 41,6 °C nesta segunda-feira (17). No sul do Colorado, as temperaturas ultrapassaram 37,7 °C.
Já no sul da Califórnia, incêndios florestais nas montanhas ao norte de Los Angeles causados pelas altas temperaturas são combatidos pelo Corpo de Bombeiros, após um fim de semana de crescimento explosivo nos focos de fogo impulsionados pelo vento ao longo da rodovia interestadual 5.