Israel conta com Domo de Ferro; entenda como funciona o sistema de defesa aérea
Radares conseguem detectar foguetes entre 4 e 70 quilômetros de distância de Israel
SBT News
Israel conta com um sistema antimíssil conhecido como Domo de Ferro, que interceptou centenas de foguetes disparados pelo Irã contra o país nesta terça-feira (1).
Confira a cobertura do SBT News sobre a guerra:
+ Ataque a tiros em Tel Aviv, Israel, deixa ao menos seis mortos
+ Navios de guerra dos EUA ajudaram Israel a abater mísseis iranianos
+ Avião da FAB decola amanhã para buscar 220 brasileiros no Líbano
Veja como funciona o Domo de Ferro
O sistema de defesa foi projetado para deter em pleno ar mísseis que adentrem o território israelense. Os dispositivos inimigos são detectados por meio de um radar, e o sistema rapidamente calcula se o foguete pode cair em uma área habitada ou atingir uma infraestrutura importante.
Caso represente uma ameaça, mísseis são disparados para atingir o artefato inimigo.
O sistema de radar consegue detectar foguetes que estejam entre 4 e 70 quilômetros de distância. Os mísseis podem defender uma área de 150 quilômetros quadrados. Segundo Israel, o sistema tem 90% de eficiência.
C-Dome também protege Israel
Em 14 de abril, Israel usou pela primeira vez um sistema de defesa antimíssil marítimo para derrubar um drone que se aproximava do Mar Vermelho, ativando sirenes na cidade portuária de Eilat.
Após o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, Israel posicionou navios com mísseis no Mar Vermelho e uma das embarcações derrubou o drone com o novo sistema, chamado C-Dome.
O C-Dome é a versão naval do Domo de Ferro e utiliza os mesmos interceptores. Ele complementa o sistema de defesa aérea de múltiplas camadas de Israel em relação ao Arrow-3, que é projetado para interceptar mísseis balísticos fora da atmosfera terrestre.