Publicidade
Mundo

Navios de guerra dos EUA ajudaram Israel a abater mísseis iranianos

Segundo o Pentágono e a Casa Branca, dois destróiers da Marinha americana auxiliaram no lançamento de interceptadores contra os 180 mísseis

Imagem da noticia Navios de guerra dos EUA ajudaram Israel a abater mísseis iranianos
Mísseis iranianos são interceptados perto de Jerusalém e Tel Aviv | Reprodução/AP
• Atualizado em
Publicidade

Dois destróiers da Marinha dos Estados Unidos auxiliaram as unidades de defesa aérea de Israel a abater os 180 mísseis balísticos lançados pelo Irã na tarde desta terça-feira (1°). A informação foi compartilhada pelo Conselheiro de Segurança Nacional norte-americano, Jake Sullivan, logo após o ataque.

Ataque a tiros em Tel Aviv, Israel, deixa ao menos seis mortos

Em coletiva de imprensa, Sullivan afirmou que o presidente norte-americano, Joe Biden, e a vice-presidente, Kamala Harris, monitoraram o ataque e a resposta da Sala de Situação da Casa Branca, e continuam em contato com as Forças de Defesa de Israel e as autoridades israelenses "para avaliar o impacto do ataque".

Ainda segundo o alto funcionário, não há informação de mortes em Israel até o momento, o que os EUA avaliam ser resultado do "trabalho habilidoso das Forças Armadas dos EUA e ao planejamento conjunto meticuloso em antecipação ao ataque".

Israel inicia operação terrestre contra alvos do Hezbollah no Líbano

Sullivan chamou o ataque de “uma escalada significativa do Irã” e reiterou que haveria “consequências severas” pelo ataque, mas não deu mais detalhes, afirmando apenas que os EUA consultariam os parceiros israelenses.

"Consultaremos os israelenses sobre os próximos passos em termos de resposta e como lidar com o que o Irã acabou de fazer.", afirmou.

Biden demonstra apoio

O presidente dos EUA, Joe Biden (Adam Schultz/Official White House)
O presidente dos EUA, Joe Biden (Adam Schultz/Official White House)

O presidente Joe Biden que seu governo "apoia totalmente" Israel após o país ter frustrado um ataque de mísseis iranianos e que ele está em "discussões ativas" com assessores sobre uma resposta apropriada. Biden também elogiou os militares americanos e israelenses.

"Não se enganem, os Estados Unidos apoiam totalmente, totalmente Israel", disse Biden nesta terça-feira, no início de uma reunião com funcionários da Casa Branca, focada na resposta da administração ao furacão Helene.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade