Irã lança ataque de mísseis contra Israel; governo israelense entra em alerta
O comunicado das Forças de Defesa Israelense acrescenta que sirenes já soaram em todo o território
SBT News
Misseis foram lançados do Irã em direção a Israel, afirmou o exército israelense em um comunicado nesta terça-feira (1). Entre os possíveis alvos estão três bases aéreas israelenses e uma base de inteligência localizada ao norte de Tel Aviv e Jerusalém.
+ Ataque a tiros em Tel Aviv, Israel, deixa ao menos seis mortos
+ Navios de guerra dos EUA ajudaram Israel a abater mísseis iranianos
+ Avião da FAB decola amanhã para buscar 220 brasileiros no Líbano
As ordens para se abrigar no local foram enviadas para os celulares dos israelenses e anunciadas na televisão nacional.
Israel e os Estados Unidos alertaram que haveria consequências severas no caso de um ataque a Israel pelo Irã, que apoia o grupo militante Hezbollah no Líbano.
O porta-voz do exército israelense, contra-almirante Daniel Hagari, disse que o sistema de defesa aérea do país estava totalmente operacional, detectando e interceptando ameaças. "No entanto, a defesa não é hermética", disse ele.
+ EUA dizem que Irã prepara ataque contra Israel, que entra em "alerta máximo"
A mídia iraniana começou a postar vídeos que pareciam mostrar lançamentos de mísseis em vários locais do país. No entanto, o governo iraniano não reconheceu imediatamente o que estava acontecendo.
Os alertas de ataque aéreo em Israel ocorreram após um dia de ataques de foguetes e mísseis do Líbano, onde Israel disse ter iniciado operações terrestres limitadas contra o Hezbollah.
Ataques aéreos israelenses e fogo de artilharia atingiram vilas do sul do Líbano, onde as pessoas receberam ordens de evacuar, e militantes do Hezbollah responderam disparando foguetes contra Israel. Não há nenhuma informação imediata sobre vítimas.
+ Lula determina voo para repatriar brasileiros no Líbano
O porta-voz militar israelense, o contra-almirante Daniel Hagari, alertou sobre as consequências se o Irã disparasse mísseis contra Israel.
Ele pediu ao público que ficasse perto de áreas protegidas. "O ataque iraniano pode ser generalizado. Seguir as diretrizes do Comando da Frente Interna pode salvar vidas", afirmou.
Um funcionário da Casa Branca alertou sobre "consequências severas" caso o Irã lance um míssil balístico contra Israel. Navios e aeronaves dos EUA estão posicionados na região para ajudar Israel no caso de um ataque do Irã. O funcionário falou sob condição de anonimato para discutir inteligência. *Com informações da AP News