Publicidade
Mundo

Avião da FAB decola amanhã para buscar 220 brasileiros no Líbano

Região está sob ataques de Israel, e dois adolescentes brasileiros morreram em bombardeios na semana passada

Imagem da noticia Avião da FAB decola amanhã para buscar 220 brasileiros no Líbano
Os brasileiros Ali Kamal Abdallah, de 15 anos, e Mirna Raef Nasser, de 16 anos, foram mortos em bombardeios de Israel ao Líbano em setembro de 2024. Foto: Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

Após decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a operação denominada “Raízes do Cedro” — organizada pela Força Aérea Brasileira com o Governo Federal — está prevista para iniciar nesta quarta-feira (2), para repatriar 220 brasileiros afetados pelos recentes conflitos entre Israel e Líbano. Dois adolescentes brasileiros, Ali Abdallah e Mirna Nasser (foto acima), que viviam naquele país morreram em bombardeios na semana passada.

+ Ataque a tiros em Tel Aviv, Israel, deixa ao menos seis mortos

“Eu acho que é importante. Nós vamos fazer isso em todo o lugar que for preciso”, afirmou o presidente Lula, em conversa com jornalistas no México, nesta quarta-feira. O presidente está no país para a posse da presidenta Claudia Sheinbaum.

O avião, um KC-30, decolará amanhã da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Beirute, realizando escalas na cidade de Lisboa, em Portugal. O horário ainda será confirmado.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a colônia brasileira no Líbano tem tido contato permanente com a embaixada brasileira.

“Já estamos com uma lista que estamos preparando. Nesse primeiro voo serão cerca de 230, 240 pessoas no máximo. É a capacidade do avião, mas haverá outros na medida da necessidade”, explicou.

+ Irã lança ataque de mísseis contra Israel; governo israelense entra em alerta

A aeronave contará com uma equipe de tripulantes operacionais e profissionais de saúde - incluindo médicos, enfermeiros e psicólogos - prontos para oferecer o apoio necessário durante a missão de repatriação.

+ Lula determina voo para repatriar brasileiros no Líbano

O retorno do KC-30 ao Brasil dependerá da coordenação e dos protocolos adicionais estabelecidos.

Divulgação | FAB
Divulgação | FAB
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade