França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron
A União Europeia se reúne em cúpula em Bruxelas nesta quinta-feira (18) com a expectativa para um avanço rumo à assinatura


Reuters
A França não está pronta para assinar um acordo comercial da União Europeia com o Mercosul reiterou o presidente francês Emmanuel Macron antes de uma cúpula da União Europeia em Bruxelas nesta quinta-feira (18), acrescentando que mais trabalho precisa ser feito sobre reciprocidade e controles de produtos.
"Acreditamos que os números não fecham e que esse acordo não pode ser assinado (...) trata-se da consistência da Europa e de uma Europa que protege sua agricultura e seus produtores", disse Macron a repórteres.
A União Europeia chegou a um acordo provisório nesta quarta-feira (17) para estabelecer controles sobre as importações de produtos agrícolas resultantes de um acordo comercial planejado com o bloco Mercosul, atendendo potencialmente a algumas das críticas ao acordo.
A UE e o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai concluíram as negociações em dezembro passado para criar o maior acordo comercial da UE em termos de redução de tarifas, cerca de 25 anos após o início das negociações.
Países liderados por França e Itália afirmaram que não estavam dispostos a apoiar o acordo comercial e exigiram medidas adicionais para proteger seus agricultores.









