Economia

Série de reportagens detalha os 25 anos de negociações até a assinatura do acordo entre Mercosul e UE

"Desafios do Acordo" estreia na próxima segunda-feira (15) no SBT Brasil; documento será assinado pelos blocos no sábado (20)

• Atualizado em

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia deve ser assinado no próximo sábado (20) - é a expectativa do governo brasileiro e dos outros países envolvidos. Juntos, os dois blocos vão formar um mercado consumidor de 718 milhões de pessoas, com um PIB de 22 trilhões de dólares.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

As primeiras negociações aconteceram no fim do século passado. Governos entravam e saíam, e as conversas entre sul-americanos e europeus se alteravam entre pausas e avanços. Ao todo, foram mais de 25 anos de muitos impasses e concessões de ambos os lados até que os blocos chegassem à parceria, considerada uma das maiores do mundo.

"É uma virada de página, é um salto de qualidade e esperamos que, a partir daqui, a gente consiga aumentar a nossa inserção internacional", observa Lucas Ferraz, professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-secretário de Comércio do Ministério da Economia.

A gerente de Comércio e Integração Internacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Constanza Negri, também destacou o impacto na economia brasileira. "O acordo trará um efeito alavancador do ponto de vista da geração de empregos, que vem atrelada a um investimento e a uma mão de obra qualificada aqui no Brasil também."

Mas, o acordo entre os dois blocos terá impactos que vão muito além da economia e do comércio. "Questões educacionais, culturais, ambientais, de saúde, de fronteira. Tudo isso pode ser negociado por esses grupos de países", lembra o professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), André Araújo.

Todos os detalhes sobre as mais de duas décadas de negociações e os possíveis impactos no Brasil e nos demais países envolvidos você acompanha, a partir da próxima segunda-feira (15), na série especial de reportagens "Desafios do Acordo", no SBT Brasil.

Últimas Notícias