Família confirma que novo corpo entregue pelo Hamas é de Shiri Bibas
Grupo palestino afirmou que restos mortais da jovem podem ter sido trocados pelos de outro refém

Camila Stucaluc
O novo corpo entregue pelo Hamas à Cruz Vermelha, na noite de sexta-feira (21), foi identificado como sendo da refém israelense Shiri Bibas – capturada pelo grupo palestino no ataque de 7 de outubro de 2023. A confirmação foi feita por familiares, que agora esperam a identificação oficial das equipes forenses.
“Nossa Shiri voltou para casa. Por 16 meses, buscamos certeza e, agora que a temos, não há conforto nisso, mas esperamos o início de um fechamento”, disse a família.
O corpo de Shiri foi entregue pelo Hamas na quinta-feira (20), junto dos restos mortais de seus dois filhos. Exames laboratoriais indicaram, contudo, que o corpo não era da israelense ou de qualquer outro refém. A constatação fez o governo israelense acusar o grupo palestino de violar o acordo de cessar-fogo, abalando as relações.
Ao entregar o novo corpo, o Hamas admitiu "a possibilidade de um erro". O grupo afirmou que os restos mortais de Shiri poderiam ter sido trocados pelos de outra pessoa, uma vez que foram recolhidos dos escombros de um prédio bombardeado na Faixa de Gaza.
Shiri Bibas tinha 32 anos quando foi sequestrada durante os ataques do Hamas a Israel em 2023. Ela foi levada pelo grupo palestino junto do marido, Yarden Bibas, e dos filhos Ariel e Kfir, de quatro anos e nove meses. Yarden foi libertado vivo pelo Hamas em 1º de fevereiro, enquanto os restos mortais de Ariel e Kfir foram entregues nesta semana.
Segundo o Hamas, as crianças foram mortas em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, em novembro de 2023. A declaração foi refutada por Israel, que alegou que os irmãos foram “brutalmente assassinados” enquanto estavam em cativeiro.
Acordo de cessar-fogo
A entrega dos reféns faz parte do cessar-fogo firmado entre Israel e Hamas. O acordo é composto por três fases, sendo que a primeira inclui uma trégua completa das hostilidades e liberação de reféns mulheres, idosos e feridos do Hamas. Em troca, Israel está soltando milhares de palestinos presos e os moradores foram autorizados a retornar para Gaza.
+ Ônibus explodem em suposto ataque terrorista nas proximidades de Tel Aviv
A segunda etapa do acordo terá a troca dos demais reféns israelenses, incluindo soldados, pela retirada total das tropas de Tel Aviv da Faixa de Gaza. Já na fase três, Estados Unidos, Catar e Egito – responsáveis pelas mediações para o acordo – elaborarão um plano de reconstrução para Gaza, onde mais de 46 mil pessoas já foram mortas.