Após ataque surpresa do Hamas, Israel declara guerra
Segundo autoridades, mais de 100 pessoas morreram e ao menos 900 estão feridas
Cido Coelho
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou guerra neste sábado (07.out) após o grupo palestino Hamas fazer um ataque surpresa com mais de 5 mil bombas que mais de 100 e feriu ao menos 900 pessoas em cidades no sul do país, Jerusalém e teria alguns edifícios danificados em Tel Aviv. Segundo autoridades locais, número de vítimas pode ser maior.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em video publicado na conta da Embaixada de Israel no Brasil, na rede social X, antigo Twitter, o primeiro-ministro fez a declaração de guerra contra o Hamas.
"Estamos em guerra. Esta não é uma operação simples", afirmou Netanyahu.
Comunicado oficial do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre os ataques sofridos na manhã deste sábado pic.twitter.com/MRRN75Z1WR
? Israel no Brasil (@IsraelinBrazil) October 7, 2023
Segundo as Forças Armadas israelenses, o ataque surpresa foi orquestrado a partir da infiltração de homens "terroristas" armados em cidades israelenses com disparo de vários foguetes, que foram disparados a partir da Faixa de Gaza. Este é considerado um dos maiores ataques sofridos no país nos últimos anos. No momento, estão concentrados na parte sul do país.
A rede social da embaixada de Israel no Brasil publicou uma nota explicando que o Hamas 'pagará um preço elevado pelas suas ações'.
Nesta manhã, a organização terrorista Hamas realizou um ataque combinado, incluindo o lançamento de foguetes e infiltrações terroristas no território israelense a partir da Faixa de Gaza. As IDF defenderão os civis israelenses e a organização terrorista Hamas pagará um preço elevado pelas suas ações.
Nesta manhã, a organização terrorista Hamas realizou um ataque combinado, incluindo o lançamento de foguetes e infiltrações terroristas no território israelense a partir da Faixa de Gaza.
? Israel no Brasil (@IsraelinBrazil) October 7, 2023
As IDF defenderão os civis israelenses e a organização terrorista Hamas pagará um preço? pic.twitter.com/GuM5PPaiRe
O grupo palestino Hamas reivindicou o ataque e afirmou que foi o início de uma grande operação para a retomada do território.