Em discurso de vitória, Espriella cita nova era na Colômbia
Empresário foi eleito com 49,70% dos votos, retomando um governo de direita no país


Abelardo De La Espriella é eleito presidente da Colômbia | Reuters
Eleito presidente da Colômbia na noite de domingo (21), Abelardo de la Espriella prometeu uma “nova era” para o país. Durante discurso de vitória, o político afirmou que herda uma nação polarizada e convocou os colombianos à se reconciliar para reconstruir o país.
"Esta nação é maior do que qualquer partido, maior do que qualquer ideologia. A Colômbia merece ser grande. Apelo a vocês para a reconciliação, porque o futuro não pertence mais a poucos privilegiados. O futuro pertence, mais uma vez, ao povo da Colômbia. Nesta nova era, todos os cidadãos comuns serão bem-vindos”, disse.
De la Espriella enfatizou que governará para todos, inclusive para aqueles que não votaram nele no pleito. “Não haverá vencedores nem perdedores. Não haverá retaliação, nem perseguição. A campanha eleitoral acabou, os slogans, as divisões, os confrontos políticos acabaram, afirmou.
Com 99,93% das urnas apuradas, De La Espriella foi eleito com 49,70% dos votos. O direitista ficou à frente de Iván Cepeda (48,70%), candidato governista, que representa a esquerda colombiana. Ele já aparecia à frente de Cepeda no primeiro turno das eleições, quando somou 43,8% dos votos.
A vitória marca uma mudança de rumo na política colombiana após o governo de Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país. De La Espriella assume o cargo no dia 7 de agosto com a promessa de endurecer o combate ao narcotráfico, ampliar a segurança pública e rever políticas implementadas pela atual administração.
A eleição também altera o equilíbrio ideológico na América do Sul. Com a saída de Petro, a Colômbia volta a integrar o grupo de governos alinhados à direita na região, ao lado de nomes como Javier Milei, na Argentina, Daniel Noboa, no Equador, e José Antonio Kast, no Chile.
Líderes mundiais parabenizam
De la Espriella foi parabenizado por líderes mundiais pela vitória nas eleições. Um deles foi o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que conversou com o político por telefone. Na ligação, o republicao expressou apoio e reconhecimento do resultado do pleito. O mesmo foi dito por Marco Rubio, secretário de Estado, que afirmou “esperar trabalhar em estreita colaboração” com o país.
O presidente da Argentina, Javier Milei, também parabenizou De la Espriella, dizendo que “a maioria dos colombianos escolheu o caminho da liberdade econômica, da prosperidade, da segurança implacável e de dizer basta ao crime organizado transnacional e ao narcotráfico". Santiago Peña, do Paraguai, afirmou que a vitória reflete a confiança “em uma visão de futuro baseada na liberdade”.
Outro que se manifestou foi o presidente do Chile, José Antonio Kast Rist, que disse que a escolha de De la Espriella “permitirá recuperar a segurança e a prosperidade” da Colômbia. Já Daniel Noboa Azin, presidente do Equador, afirmou que a Colômbia “escolheu a ordem sobre a impunidade”, ressaltando que a “região merece segurança, progresso e governos que enfrentem o crime sem desculpas".















