Publicidade
Mundo

Eleições em Portugal: pesquisas mostram centro-direita na liderança da votação

Portugueses vão às urnas neste domingo (18) para terceira eleição geral em pouco mais de três anos

Imagem da noticia Eleições em Portugal: pesquisas mostram centro-direita na liderança da votação
Candidatos encerraram suas campanhas na sexta-feira (16) | Reprodução iStock
Publicidade

As eleições do novo parlamento de Portugal acontecem neste domingo (18). Os portugueses irão às urnas para a terceira votação geral em pouco mais de três anos. De acordo com uma pesquisa de opinião pré-eleitoral realizada pela Universidade Católica de Lisboa, divulgada pela emissora RTP na quinta-feira (15), Luís Montenegro, atual primeiro-ministro e candidato da Aliança Democrática (AD), está na liderança com 34% das intenções de votos. A AD reúne o Partido Social Democrata (PSD) e o Centro Democrático Social (CDS).

+ Trump diz que ligará para Putin na segunda-feira para discutir a guerra na Ucrânia

A eleição foi antecipada por causa da instabilidade política gerada por escândalos e disputas partidárias. A votação foi convocada em março pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa após Montenegro perder voto de confiança no Parlamento, acusado de conflito de interesses em relação à empresa de consultoria da família.

A previsão, segundo a pesquisa da Universidade, é de que a aliança de centro-direita consiga o maior número de votos, mas não a maioria parlamentar. Os dados do relatório apontam a liderança de Luís Montenegro com 34%, acima dos quase 29% obtidos na eleição anterior, em março de 2024. Enquanto isso, o principal rival, Pedro Nuno Santos, do Partido Socialista (PS), de centro-esquerda, aparece com 26%.

Ainda de acordo com as intenções de votos, o partido Chega, de ultradireita, seria o terceiro mais votado, com cerca de 15,2%, e o partido Iniciativa Liberal, também de centro-direita, deve alcançar entre 7 e 8% dos votos. Todos os candidatos terminaram suas campanhas eleitorais nesta sexta-feira (16).

+ EUA investiram mais de US$ 1 bilhão para conter gripe aviária que desestabilizou mercado

No total, 21 partidos e/ou coligações concorrem às eleições legislativas, dentre eles o Partido Liberal Social, que estreia nas urnas portuguesas. Mais de 10,8 milhões de eleitores de Portugal e fora do território nacional estão inscritos nas eleições legislativas antecipadas para eleger os 230 deputados à Assembleia da República.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade