Mundo

Parlamento de Portugal derruba primeiro-ministro e país pode ter novas eleições

Parlamentares rejeitaram moção de confiança em Luís Montenegro; presidente Marcelo Rebelo de Sousa avalia se país terá a 3ª eleição em três anos

Imagem da noticia Parlamento de Portugal derruba primeiro-ministro e país pode ter novas eleições
Parlamento Portugal - Reprodução/Redes
• Atualizado em

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, perdeu o voto de confiança do Parlamento nesta terça-feira (11), resultando na dissolução de seu governo. A moção foi rejeitada por 142 votos a 88, sem abstenções.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A derrota ocorreu após a oposição questionar a integridade de Montenegro devido aos negócios de uma empresa de consultoria fundada por ele e atualmente administrada por seus filhos.

Com a rejeição da moção de confiança, o governo de Montenegro passa a ser interino. Agora, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fica responsável por decidir se convoca eleições antecipadas, após consultar os partidos. Rebelo de Sousa já havia indicado anteriormente que uma nova eleição poderia acontecer em maio.

Caso isso se confirme, os portugueses verão a terceira eleição geral no país dos últimos três anos, refletindo o momento mais instável politicamente desde a Revolução dos Cravos, em 1974 - que encerrou uma ditadura de quatro décadas.

Os principais partidos de oposição, o Partido Socialista, de centro-esquerda, e o Chega, de extrema-direita, foram decisivos para a rejeição da moção e a queda do governo.

*Com informações da Associated Press

Assuntos relacionados

Parlamento
Portugal
Europa

Últimas Notícias