Drones russos invadem espaço aéreo da Polônia que ativa aeronaves após alerta
A Polônia é membro da OTAN, o que eleva a preocupação com uma possível escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia

Reuters
Aeronaves polonesas e de países aliados foram acionadas na manhã desta quarta-feira (10) para proteger o espaço aéreo da Polônia, após um alerta da Força Aérea da Ucrânia de que drones russos teriam invadido a região. A Polônia é membro da OTAN, o que eleva a preocupação com uma possível escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia.
+ Suprema Corte dos EUA anuncia que irá decidir a legalidade das tarifas de Trump
Em comunicado publicado na rede social X, o Comando Operacional polonês informou que caças estão em operação e que os sistemas de defesa aérea e de reconhecimento por radar foram colocados no mais alto nível de prontidão.
Mais cedo, a Força Aérea Ucraniana afirmou, pelo Telegram, que os drones seguiam rumo ao oeste e representavam ameaça à cidade de Zamosc, no território polonês.
+ Esposa de ex-premiê do Nepal é internada em estado crítico após incêndio causado por manifestantes
A imprensa ucraniana chegou a relatar que pelo menos um drone estaria se dirigindo para a cidade de Rzeszow, também no oeste da Polônia. No entanto, até o momento, não há confirmação oficial sobre a quantidade de aeronaves envolvidas.
A agência Reuters destacou que não conseguiu verificar de forma independente os relatos.
Polônia fecha fronteira com a Bielorrússia
A Polônia informou que irá fechar sua fronteira com a Bielorrússia a partir desta quinta-feira (11), em resposta aos exercícios militares “Zapad-2025”, que estão sendo realizados em território bielorrusso e no oeste da Rússia. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Donald Tusk, em meio à crescente escalada de tensões entre Minsk e Varsóvia.
+ Ataque aéreo russo no leste da Ucrânia deixa 23 mortos
As manobras militares levantaram preocupações de segurança entre os países vizinhos membros da OTAN, Polônia, Lituânia e Letônia. O governo de Belarus confirmou que os exercícios incluem treinamentos envolvendo o possível uso de armas nucleares e do míssil hipersônico.
A Polônia já havia fechado a maior parte das passagens de fronteira com a Bielorrússia desde o início da guerra na Ucrânia, restando apenas dois pontos em funcionamento. Agora, com a decisão de Varsóvia, o bloqueio será total.
Na semana passada, a mídia estatal bielorrussa informou que um cidadão polonês foi preso em Minsk sob suspeita de espionagem, acusado de portar documentos relacionados aos exercícios Zapad.
Em resposta à movimentação militar da Rússia e da Bielorrússia, a OTAN também realizará exercícios na região de fronteira ao mesmo tempo.
As embaixadas de Belarus e da Rússia em Varsóvia não se pronunciaram até o momento.








