Coreia do Norte lança mísseis balísticos, acusam Coreia do Sul e Japão
Testes ocorreram perto da costa leste norte-coreana; projéteis de curto alcance caíram fora da ZEE japonesa e não houve impacto no países


Vicklin Moraes
A Coreia do Norte lançou mísseis balísticos em direção ao mar, próximo à sua costa leste, informaram Coreia do Sul e Japão nesta terça-feira (27). Os disparos elevaram o nível de alerta regional, mas não causaram danos.
Segundo informações divulgadas na rede X pela primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, dois mísseis foram lançados por volta das 15h54 e 16h02, no horário local, 3h54 e 4h02 em Brasília. Os projéteis caíram nas proximidades da costa leste norte-coreana, fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão, sem impacto ao território japonês.
Após os lançamentos, o governo japonês acionou imediatamente uma equipe de resposta a emergências no Centro de Gerenciamento de Crises do Gabinete do Primeiro-Ministro. Takaichi afirmou que ministérios e agências foram instruídos a coletar e analisar informações, informar o público com rapidez e verificar a segurança de aeronaves e embarcações, mantendo prontidão para eventuais desdobramentos.
Segundo a Reuters, os mísseis eram de curto alcance e percorreram cerca de 350 quilômetros. A Coreia do Sul declarou que foram lançados “vários” mísseis balísticos em direção ao mar. Até o momento, a Coreia do Norte não se pronunciou oficialmente.









