Publicidade
Mundo

Ciclone mata 10 pessoas e causa inundações na Índia e em Bangladesh

Tempestade tropical Remal deixou milhares desabrigados e obrigou o deslocamento de mais de 1 milhão de pessoas

Imagem da noticia Ciclone mata 10 pessoas e causa inundações na Índia e em Bangladesh
Ciclone mata 10 pessoas e causa inundações na Índia e Bangladesh | Reprodução
Publicidade

A tempestade tropical Remal atingiu o sul de Bangladesh e o leste da Índia nesta segunda-feira (27), causando inundações em vilarejos costeiros, destruindo telhados de palha e deixando centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica. Em Bangladesh, pelo menos 10 pessoas morreram. As informações são da Associated Press (AP).

O ministro júnior de Gestão de Desastres e Assistência de Bangladesh, Mohibbur Rahman, informou que cerca de 3,7 milhões de pessoas foram afetadas ao longo da costa. Mais de 35.000 casas foram completamente destruídas e quase 115.000 sofreram danos parciais. A emissora Somoy TV, sediada em Daca, relatou que pelo menos 10 pessoas morreram e duas estão desaparecidas após o naufrágio de um barco.

Dezenas de vilarejos em Bangladesh foram inundados depois que diques de proteção foram danificados ou levados pela maré da tempestade. Aproximadamente 800.000 pessoas foram evacuadas de áreas vulneráveis no domingo e levadas para 9.000 abrigos ciclônicos.

A tempestade Remal enfraqueceu significativamente após tocar a terra no distrito de Patuakhali, em Bangladesh, com ventos sustentados de 111 km/h. O Departamento de Meteorologia da Índia previu que a tempestade enfraqueceria ainda mais durante o dia, mas alertou para fortes chuvas em Assam e outros estados do nordeste nos próximos dois dias.

Bangladesh enfrentou chuvas incessantes com a intensidade das precipitações aumentando em Daca, acompanhadas de ventos fortes. Muitas ruas na capital ficaram submersas, enquanto a vida em Chattogram, a segunda maior cidade do país, foi severamente interrompida.

As autoridades ordenaram que todos os funcionários do governo permanecessem em seus postos até que a situação melhorasse. Agências de ajuda humanitária mobilizaram milhares de voluntários em campos de refugiados Rohingya e outras áreas afetadas para fornecer suporte emergencial. O país abriga mais de 1 milhão de refugiados Rohingya de Mianmar no distrito costeiro de Cox’s Bazar.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU forneceu assistência de emergência a 30.000 famílias ao longo da costa, enquanto a organização de desenvolvimento BRAC mobilizou mais de 23.000 profissionais de saúde e voluntários para ajudar as pessoas afetadas.

Na Índia, no estado de Bengala Ocidental, telhados de palha foram destruídos e postes elétricos e árvores foram arrancados em alguns distritos costeiros. Não houve relatos imediatos de mortes. Fortes chuvas inundaram ruas e casas em áreas baixas de Kolkata.

O aeroporto de Kolkata reabriu após ter sido fechado no domingo (26). Em Bangladesh, o aeroporto de Chattogram foi fechado e todos os voos domésticos de e para Cox’s Bazar foram cancelados. As operações de carga e descarga no porto de Chittagong foram interrompidas e mais de uma dúzia de navios foram movidos dos cais para o mar profundo como precaução.

Todas as escolas na região foram fechadas até novo aviso.

As costas da Índia são frequentemente atingidas por ciclones, e as mudanças nos padrões climáticos têm aumentado a intensidade dessas tempestades, tornando mais urgente a preparação para desastres naturais.

Tornados e tempestades deixam pelo menos 20 mortos nos EUA

Fortes tempestades e tornados atingiram os estados do Texas, Oklahoma, Kentucky e Arkansas, no centro dos Estados Unidos, no último fim de semana, resultando na morte de pelo menos 20 pessoas. No condado de Cooke, no Texas, perto da fronteira com Oklahoma, sete mortes foram relatadas, incluindo duas crianças de 2 e 5 anos, quando um tornado atingiu uma área rural próxima a um parque de trailers na noite de sábado (25).

Cerca de 100 pessoas ficaram feridas e mais de 200 casas foram destruídas no Texas. A comunidade agrícola de Valley View foi uma das mais afetadas, com ventos atingindo aproximadamente 217 km/h, segundo autoridades.

As tempestades também resultaram na morte de oito pessoas no Arkansas, duas em Oklahoma e três no Kentucky. Milhares de moradores ficaram sem energia em toda a região.

Formação de ciclone extratropical deixa Sul do Brasil em alerta

No Brasil, um ciclone extratropical começará a se formar na região Sul a partir desta segunda-feira (27), intensificando as chuvas e contribuindo para ventos fortes durante o início da semana, conforme alerta da MetSul Meteorologia. Além disso, o fenômeno agitará o mar em grande parte da costa, provocando ressaca em diversas praias.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 169 pessoas morreram em decorrência das chuvas, 56 continuam desaparecidas e 806 ficaram feridas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade