Tornados e tempestades deixam pelo menos 20 mortos nos EUA
Quatro estados americanos foram afetados; ventos atingiram mais de 217 km/h
Pelo menos 20 pessoas morreram após fortes tempestades e tornados atingirem os estados do Texas, Oklahoma, Kentucky e Arkansas, no centro dos Estados Unidos, no último fim de semana.
Sete mortes, incluindo duas crianças (de 2 e 5 anos), foram relatadas no condado de Cooke, no Texas, perto da fronteira com Oklahoma, onde um tornado atingiu uma área rural perto de um parque de trailers, na noite de sábado (25).
Cerca de 100 pessoas ficaram feridas e mais de 200 casas e estruturas foram destruídas no estado. A comunidade agrícola de Valley View foi uma das áreas mais atingidas, com ventos atingindo cerca de 217 km/h, disseram autoridades.
"As esperanças e os sonhos das famílias e pequenas empresas do Texas foram literalmente esmagados por tempestade após tempestade", disse o governador do estado, Greg Abbott.
As tempestades também mataram oito pessoas no Arkansas, duas em Oklahoma e três no Kentucky. Milhares de moradores ficaram sem energia em toda a região.
Série de tempestades
As fortes tempestades deste fim de semana se juntam a uma série de outros fenômenos climáticos que causaram destruição na região central dos Estados Unidos nos últimos meses. Abril teve o segundo maior número de tornados já registrados no país.
Na semana passada, um tornado deixou ao menos cinco mortos e outros 35 feridos em Iowa. A tempestade provocada pelo tornado também atingiu parte dos estados de Illinois e Wisconsin, deixando milhares de moradores sem energia elétrica.
Harold Brooks, cientista sênior do Laboratório Nacional de Tempestades Severas em Norman, afirmou que um padrão persistente de ar quente e úmido é o culpado pela série de tornados nos últimos dois meses.
*Com informações da Associated Press