Tornado devasta estado e deixa cinco mortos nos EUA
Fenômeno foi classificado na categoria EF-3 pelo Serviço Nacional de Meteorologia; cidade de Greenfield foi a mais afetada
Ao menos cinco pessoas morreram e outras 35 ficaram feridas com a passagem de um tornado no estado de Iowa, nos Estados Unidos. O fenômeno, que atingiu o local na terça-feira (22), foi classificado na categoria EF-3 pelo Serviço Nacional de Meteorologia, um dos mais fortes da escala Fujita. Os graus vão de EF-0 até EF-5.
Em meio à devastação, a governadora de Iowa, Kim Reynolds, decretou estado de emergência para 15 condados. A pequena cidade de Greenfield, cuja população soma 2 mil habitantes, foi a mais afetada, tendo casas, árvores e carros destruídos pelo tornado. Mais de 100 socorristas seguem em busca por vítimas em meio aos destroços.
A tempestade provocada pelo tornado também atingiu parte dos estados de Illinois e Wisconsin, deixando milhares de moradores sem energia elétrica.
+ Voo da Singapore Airlines: 20 passageiros seguem na UTI após turbulência
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências irá para Iowa nesta quinta-feira (23) para acompanhar a situação. Ela também reforçou que o governo está em contato com autoridades estaduais e municipais para garantir medidas de auxílio.