Formação de ciclone extratropical deixa sul do país em alerta
Defesa Civil alerta para transbordamento de rios e aponta risco de ventos de até 100km/h; situação fez aulas serem suspensas no RS
Um ciclone extratropical vai começar a se formar na região Sul do Brasil nesta segunda-feira (27), intensificando chuvas e contribuindo para ventos fortes durante o início da semana, segundo o alerta a MetSul meteorologia. Além disso, o fenômeno vai deixar o mar agitado em grande parte da costa com ressaca em diversas praias.
A previsão fez com que aulas fossem suspensas na capital Porto Alegre e nas cidades Pelotas e Rio Grande até terça-feira (28).
Apesar do cenário, a MetSul reforça que a precipitação não deve ser extrema a ponto de levar os rios do Rio Grande do Sul a transbordarem novamente. Além disso, a passagem do ciclone vai garantir dias sem chuva volumosa e com Sol na sequência, provavelmente a partir da quarta-feira, levando o nível dos rios a diminuir.
Os maiores acumulados ficam concentrados no litoral sul e norte, com cerca de 50mm previstos. Grande Porto Alegre pode receber cerca de 40mm de chuva no decorrer desta segunda.
Desta vez, a chuva também aumenta em Santa Catarina e no Paraná. O risco de temporais é alto para o leste e litoral dos dois estados. Regiões como Florianópolis, Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Curitiba, Guarapuava e Paranaguá, ficam no risco de chuva persistente e forte.
Confira abaixo o mapa de risco para esta segunda-feira:
No decorrer da terça-feira (28), o ciclone dará origem a uma nova frente fria, que se deslocará de forma rápida para o Sudeste, de acordo com informações do Climatempo. Assim, a chuva começa a perder força, principalmente no estado paranaense. Algumas áreas entre oeste e sul de Santa Catarina ainda terão condição de garoa, assim como Vale, Serra e região central do RS. O litoral do estado gaúcho e a Grande POA ainda podem começar a terça com chuva fraca a moderada, mas a instabilidade perde força até à noite.
Já na quarta-feira (29), véspera de feriado, a condição de chuva diminui em grande parte da Região. Pode chover apenas de maneira fraca e mais pontual no litoral sul de SC e no litoral norte gaúcho, devido à entrada de um pouco de umidade. O que vai novamente chamar atenção é a queda brusca nas temperaturas com um amanhecer gelado e condição para geada em algumas cidades mais ao sul do Paraná, planalto e serra de Santa Catarina.
Todas as demais áreas do Sul do Brasil e as capitais, ficam sem chuva. A quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, vai ser marcada por tempo firme e muito frio, mesmo com a presença do sol. O risco de geada na quinta, aumenta, na Serra gaúcha e o dia pode começar com névoa/nevoeiro em Porto Alegre. Até o final da semana a condição de tempo firme deve se manter, mais ainda com manhãs bem frias e tardes com temperaturas mais baixas.
A maior trégua das chuvas no Sul vai se configurar, com um novo avanço de frente fria por volta dos dias 06, 07 e 08 de junho.