Casa Branca troca retrato de Barack Obama por pintura de Trump após tentativa de assassinato
Imagem de Trump ferido com punho erguido ocupa lugar de destaque no saguão presidencial, quebrando com a tradição de ter o retrato de ex-mandatários

SBT News
A Casa Branca surpreendeu ao substituir o retrato oficial do ex-presidente Barack Obama por uma pintura de Donald Trump, retratando o momento logo após a tentativa de assassinato sofrida por ele durante um comício em julho, na Pensilvânia.
+ Tarifas da China de 125% para produtos dos EUA passam a valer neste sábado
A imagem foi instalada na sexta-feira (11) no saguão do andar de recepção (State Floor), local tradicionalmente reservado para os retratos dos dois ex-presidentes mais recentes. A mudança sem aviso prévio quebra o protocolo habitual da residência presidencial.
O retrato de Obama, inaugurado em 2022, foi realocado para a parede oposta, onde antes havia uma imagem do ex-presidente George W. Bush. Segundo a Casa Branca, o plano é transferir o retrato de Bush para um local próximo ao de seu pai, George H.W. Bush, na escadaria da residência.
+ Irã e EUA se reúnem neste sábado para discutir acordo nuclear
A alteração foi divulgada por meio de uma publicação no perfil oficial da Casa Branca na rede social X, acompanhada de uma imagem da nova pintura e a legenda: “Uma nova obra de arte na Casa Branca”.
A pintura, feita pelo artista Marc Lipp, retrata o momento em que Trump, ferido na orelha, levanta o punho e grita “Lutar, lutar, lutar!” – frase que se tornou um símbolo de sua campanha de reeleição.
Segundo a Casa Branca, a obra original foi doada por Andrew Pollack por meio da Blue Gallery, localizada em Delray Beach, na Flórida. Marc Lipp é descrito pela galeria como um artista de pop art moderno, enquanto Pollack é autor e defensor da segurança nas escolas, após perder a filha Meadow no massacre da escola Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, em 2018.
* Com informações da Associated Press