Mundo

Ativista brasileiro nega opção de deportação e permanece detido em Israel, afirma governo

Thiago Ávila participava de missão humanitária à Faixa de Gaza e foi detido após interceptação de forças israelenses

Imagem da noticia Ativista brasileiro nega opção de deportação e permanece detido em Israel, afirma governo
Thiago Ávila estava em barco que tentou levar ajuda humanitária a palestinos na Faixa de Gaza | Reprodução/Redes sociais

O ativista brasileiro Thiago Ávila, de 38 anos, permanece detido em Israel após se recusar a ser deportado de Israel nesta terça-feira (10).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), ele estava no aeroporto, acompanhado por diplomatas brasileiros, mas se negou a embarcar de volta ao Brasil no momento da deportação.

“Tendo em vista sua recusa em ser imediatamente deportado, o ativista brasileiro foi levado a centro de detenção israelense. A Embaixada do Brasil acompanhou o depoimento de Thiago Ávila à Juíza do Tribunal de Revisão de Detenção e continua a prestar-lhe assistência”, diz um trecho da nota do governo brasileiro.

O barco Madleen, onde estavam os voluntários, foi interceptado por forças israelenses em águas internacionais no domingo (8). Desde então, Thiago está detido e, segundo a organização Coalizão da Flotilha da Liberdade, encontra-se em greve de fome e sem acesso à água potável.

O governo brasileiro condenou a abordagem aos ativistas, classificando a ação como uma violação do direito internacional, e cobrou de Israel garantias sobre o bem-estar e a saúde do brasileiro.

Durante o trajeto da missão, Thiago Ávila publicou vídeos com atualizações da viagem, mas interrompeu a comunicação nas redes sociais após a interceptação do barco pelas autoridades israelenses.

O grupo faz parte da Coalizão Flotilha da Liberdade, que atua contra o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza Thiago era o único brasileiro entre os participantes. A coalizão informou que quatro ativistas já foram deportados, enquanto oito, incluindo Thiago, seguem detidos.

Greta Thunberg foi deportada nesta terça-feira (10). Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, ela embarcou para a França e, de lá, seguirá para a Suécia.

Últimas Notícias