Astronautas chineses retornam à Terra após nave ser danificada por detritos espaciais
Agência Espacial Tripulada da China revelou que "pequenas rachaduras" foram encontradas em uma pequena janela da cápsula de retorno da nave Shenzhou-20
Reuters
Três astronautas chineses, cujo retorno à Terra foi atrasado por detritos espaciais que atingiram sua nave na semana passada, aterrissaram na China na tarde desta sexta-feira (14), de acordo com a emissora estatal CCTV.
A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) revelou detalhes sobre os danos causados pelos detritos pela primeira vez nesta sexta, dizendo que "pequenas rachaduras" foram encontradas em uma pequena janela da cápsula de retorno da espaçonave Shenzhou-20.
+ Blue Origin faz 1º lançamento do foguete New Glenn e leva sondas da NASA rumo a Marte
"A cápsula não atende aos requisitos de segurança para um retorno tripulado, a Shenzhou-20 permanecerá em órbita e conduzirá experimentos relevantes", disse a agência em um comunicado.
Os astronautas deveriam ter retornado à Terra há nove dias, após completarem uma missão de seis meses na estação espacial chinesa Tiangong, permanentemente habitada, um programa conhecido como Shenzhou, ou "Navio Divino", quando a rachadura foi descoberta.
+ Churrasco espacial? Astronautas chineses assam carne pela 1ª vez fora da Terra; assista
A tripulação deixou a Tiangong em outra espaçonave, a Shenzhou-21, de acordo com a CMSA, aterrissando no local de pouso de Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, às 16h40 (5h40 de Brasília).
A missão começou em abril e transcorreu sem problemas até que o incidente com os destroços forçou o adiamento do retorno da Shenzhou-20, originalmente programado para 5 de novembro, disse a CMSA.
+ Cientistas encontram "ar mais antigo" da Terra preservado em bolhas de gelo, com 6 milhões de anos
O atraso, embora de apenas nove dias, foi altamente incomum para um programa que funcionou como um relógio e que no último ano atingiu novos marcos, com o envio de astronautas nascidos na década de 1990, uma caminhada espacial recorde e planos para enviar o primeiro astronauta estrangeiro, do Paquistão, para Tiangong no próximo ano.
(Reportagem de Eduardo Baptista, Joey Roulette e Maxim Shemetov)







