Aeroporto de Munique suspende voos após avistamentos de drones em espaço aéreo
Segundo o aeroporto, ao todo 17 voos deixaram de decolar da cidade alemã, impactando aproximadamente 3.000 passageiros

Antonio Souza
O Aeroporto de Munique, na Alemanha, suspendeu todas as operações de voo na noite desta quinta-feira (2), após múltiplos drones serem avistados na região.
+ Trump garante defesa a países europeus em caso de escalada russa
A medida foi tomada pelo controle de tráfego aéreo alemão às 22h18, primeiro com restrições parciais e, pouco depois, com a interrupção total de pousos e decolagens.
Segundo o aeroporto, ao todo 17 voos deixaram de decolar de Munique, impactando aproximadamente 3.000 passageiros. Além disso, 15 aeronaves programadas para pousar no aeroporto tiveram de ser redirecionadas para Stuttgart, Nuremberg, Viena e Frankfurt.
+ França envia caças para ajudar na segurança da Polônia após incursão russa
Para reduzir os transtornos, a administração do aeroporto, em parceria com as companhias aéreas, montou uma operação emergencial de apoio. Nos terminais, foram oferecidos camas de campanha, cobertores, lanches e bebidas para os passageiros retidos.
Segundo comunicado oficial, a segurança dos viajantes é a prioridade máxima em situações de risco envolvendo drones.
As cadeias de comunicação entre o controle de tráfego aéreo, a administração aeroportuária e as autoridades policiais já estão estabelecidas há anos.
No entanto, a detecção e neutralização de drones permanece uma atribuição exclusiva da Polícia Federal e Estadual da Alemanha.
Drones sobrevoando países da OTAN
A Alemanha é o quinto país da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a identificar drones sobrevoando país. Nas última semanas, aeroportos da Estônia, Polônia, Romênia e Dinamarca também foram afetados.
Na segunda-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ajudaria na defesa de países europeus em caso de escalada por parte da Rússia.