Publicidade
Mundo

Trump garante defesa a países europeus em caso de escalada russa

Declaração ocorreu após Polônia e Estônia registrarem violações do espaço aéreo por parte de Moscou

Imagem da noticia Trump garante defesa a países europeus em caso de escalada russa
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Divulgação/White House
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ajudaria na defesa de países europeus em caso de escalada por parte da Rússia. A declaração foi dada no domingo (21), após a recente violação do espaço aéreo da Estônia por caças russos.

Ao todo, três jatos MiG-31 russos entraram no espaço aéreo estoniano sem permissão, permanecendo no local por 12 minutos. Moscou negou qualquer violação, dizendo que os caças realizavam um voo programado da Carélia para um campo de avião de Kaliningrado, situado entre Lituânia e Polônia.

A alegação russa, no entanto, não convenceu a Estônia, que convocou uma reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O governo também invocou o Artigo 4 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que determina a consulta aos 32 países-membros sobre uma possível resposta à violação do espaço aéreo.

Esta foi a segunda vez em 10 dias que o artigo foi invocado. No último dia 10, a Polônia acusou a Rússia de invadir seu espaço aéreo com drones e solicitou uma reunião dos países membros da Otan. Apesar de o país já ter identificado outras duas instruções russas desde o início da guerra na Ucrânia, essa foi a primeira em que caças poloneses derrubaram drones russos.

+ França envia caças para ajudar na segurança da Polônia após incursão russa

“Esta foi uma violação pesada da Rússia - três caças, MiG-31s, entraram no espaço aéreo da Otan por 12 minutos”, disse o ministro das Relações Exteriores da Estônia, Margus Tsahkna. “Precisamos entender que [o presidente russo Vladimir] Putin não quer ter nenhum tipo de paz na Ucrânia. Em vez disso, Putin está bombardeando a Ucrânia, matando pessoas no meio do dia, e testando a Otan”, completou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade