Três jatos da Rússia invadem espaço aéreo da Estônia e são interceptados pela OTAN
Aeronaves sobrevoaram a região por 12 minutos, informou governo estoniano

SBT News
com informações da Reuters
O espaço aéreo da Estônia, membro da OTAN, foi violado por três jatos militares russos nesta sexta-feira (19), informou o governo. O incidente ocorreu pouco mais de uma semana depois de mais de 20 drones russos entrarem no espaço aéreo polonês na noite de 9 para 10 de setembro.
Segundo o governo, três caças MiG-31 entraram no espaço aéreo estoniano sem permissão e permaneceram lá por um total de 12 minutos.
"A Rússia já violou o espaço aéreo estoniano quatro vezes neste ano, o que é inaceitável por si só, mas a violação de hoje, durante a qual três caças entraram em nosso espaço aéreo, é descarada e sem precedentes", disse o Ministro das Relações Exteriores Margus Tsahkna, através do X (antigo Twitter).
Caças F-35 italianos, que integram a força de policiamento aéreo do Báltico, foram enviados para interceptar os russos, segundo a OTAN.
+ União Europeia revela novo pacote de sanções contra a Rússia; veja punições previstas
A Estônia disse que fez um protesto ao principal diplomata russo no país. "Os crescentes testes de fronteiras e a agressividade da Rússia devem ser respondidos com um rápido fortalecimento da pressão política e econômica", afirmou o ministro.
Também no X, a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, disse que está em contato próximo com o governo estoniano. "Continuaremos a apoiar nossos Estados-membros no fortalecimento de suas defesas com recursos europeus. Putin está testando a determinação do Ocidente. Não devemos demonstrar fraqueza."
+ OTAN anuncia operação no leste europeu para se defender de drones da Rússia
Um fervoroso apoiador da Ucrânia, a Estônia disse em maio que Moscou enviou brevemente um caça ao espaço aéreo da OTAN sobre o Mar Báltico durante uma tentativa de deter um petroleiro com destino à Rússia, considerado parte de uma "frota paralela" que desafiava as sanções ocidentais contra Moscou.
O governo de Vladimir Putin ainda não comentou o incidente desta sexta. Sobre a intrusão de 21 drones russos nos céus da Polônia, o Kremlin disse que a invasão foi acidental. Na ocasião, jatos da OTAN derrubaram alguns deles.